08 outubro 2009

Iogurte caseiro parte 1 - MY iogurte caseiro

Mais uma nova experiência, não sei porque achei que não fosse dar certo.....
A primeira vez é sempre assim.....
Mas me surpreendí - como num passe de mágica, todo aquele líquido se transformou num iogurte lindo!
O cheiro, nem se fala - deu vontade de mergulhar a cara inteira dentro da panela!

Ingredientes:
- 1 litro de leite integral pasteurizado (UHT de caixinha, de saquinho ou até leite em pó)
- 1 colher (sopa) cheia de iogurte natural integral de consistência firme
- termômetro de cozinha
- 1 toalha de banho grande e grossa
- recipiente(s) para guardar o iogurte
- 1 caixa térmica ou 1 garrafa térmica de 1 litro
- 1 litro de água fervente

Modo de preparo:
- Numa panela, coloque o leite e leve ao fogo, mexendo sempre para distribuir uniformemente o calor, aqueça até atingir a temperatura de 42ºC. Se não possuir um termômetro, lave bem o dedo e coloque no leite - se ele aguentar ficar 10 segundos, é porque está bom - mas também tudo varia de dedo prá dedo, né! rsrsrsrs........
- Retire a panela do fogo e adicione o iogurte misturando MUITO bem, para que o leite fique totalmente incorporado, de preferência com um fouet ou um mixer.
- Transfira tudo para o(s) recipiente(s) definitivo(s), envolva com a toalha de banho e coloque-a dentro da caixa térmica. Se não possuir uma, coloque dentro do forno desligado, préviamente aquecido - quanto menor o compartimento, menor a dissipação de calor e maior a conservação da temperatura. Ao lado da panela, coloque uma tigela com aproximadamente 1 litro de água fervente. Deixe o(s) recipiciente(s) lá por 8 horas - você pode preparar o iogurte antes de dormir e quando acordar ele já estará prontinho para consumo! A massa deverá estar firme, compacta e com brilho.
- Outra ótima alternativa é colocar todo o conteúdo dentro de uma garrafa térmica e tampar. Isso elimina a toalha de banho, a caixa térmica ou o forno!
- Quanto mais tempo a massa ficar fermentando, mais ácido ficará o iogurte e haverá menos lactose.
- Coloque num pote e conserve em geladeira para interromper a multiplicação dos lactobacilus - esse mesmo iogurte poderá ser utilizado como starter, para fazer novas porções futuras - basta guardar 1 colher de sopa, sob refrigeração, num potinho herméticamente fechado, para cada litro de leite a ser utilizado. Ao contrário do que muitos pensam, adicionar mais iogurte do que isso ao leite (há aqueles que colocam 1 potinho inteiro!), não tornará o iogurte mais consistente!

Quanto maior for o teor de gordura do leite, mais consistente ficará o iogurte. Em contrapartida, quanto menor seu teor de gordura, mais aguado ficará o iogurte.

No momento em que for adicionar o iogurte ao leite a 42ºC, também pode adicionar adoçante ou mel e/ou frutas (cuidado pois a acidez de algumas frutas pode talhar o leite e levar tudo a perder). Eu prefiro fazê-lo tradicional e acrescentar os ingredientes depois de pronto - é mais garantido e você tem mais opções.

Agora a excelente notícia: o iogurte aumenta nossa longevidade - isso é muito bom!
Tudo o que comemos, parte vira resíduo e precisa ser eliminado. Se não vamos ao banheiro regularmente, essas sobras vão se acumulando dentro da gente. E ninguém escolhe a hora, mas se não fazemos uma alimentação de qualidade, todo o intestino fica comprometido. É aí que entra o iogurte.
De facílima digestão, é ideal para pessoas com (ou sem) problemas gastrointestinais, tem baixo teor de lactose, é um alimento vivo (probiótico) graças as bactérias ativas nele presentes que promovem o equilíbrio da flora intestinal.
Não tenho nenhum problema gastrointestinal, nem sou garoto propaganda da Danone, mas utilizei o Activia por causa do famoso bacilo Dan Regularis. Ele alcança o intestino em grandes quantidades e de forma ativa, o que não acontece com a maior parte das outras culturas de bactérias vivas, que são destruídas pelos ácidos gástricos. Então, esse diferencial irá garantir a continuidade do bom funcionamento do meu intestino.
Use e abuse!
Coloque no fundo de um copo uma deliciosa geléia de frutas diet e cubra com o iogurte ou vice-versa.....

.....ou, coloque o iogurte e cubra com mel e nozes.....

.....coma com aveia ou kinoa em flocos, nas saladas, enfim! Não faltam opções para esse elixir!

23 comentários:

  1. Olá Alma, já adicionei um Gadget de Seguidores, está ao lado direito, logo abaixo da barra de pesquisas. Se não der certo, me avise OK?

    ResponderExcluir
  2. Nossa Mi, teu blog tá lindo e delicioso! Tá super demais! Meus omedetous pra voce! vou tentar esse yogurte aí... mas não sei não... hahahah!

    ResponderExcluir
  3. Mi, não tem como não dar certo, é muito fácil! Qualquer dúvida deixe um post que eu te esclareço OK? Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoeu seu blog...Uma amiga me indicou.
    Uma delicia...Montidibeju.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Alma, espero continuar postando bastante coisas legais. Seja bem-vinda! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Tenho feito iogurte em casa,tanto com iogurte natural ou usando o fermento para prepara-lo.Pois tenho buscado uma consistência bem firme,como a gente vê nas propagandas das iogurteiras.Tu terias uma dica?Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  7. O mais importante é o controle exato da temperatura. Se voce quer um iogurte bem firme, adquira antes de mais nada, um termômetro culinário. E utilize uma cultura de consistência firme.

    ResponderExcluir
  8. MY MY iogurte ficou show!!! minha mãe já fazia mas ela misturava um copinho inteiro no leite e deixava na caixa de isopor com uma garrafa de agua quente. Quando era criança, lembro de um fungo que parecia uma micro couve flor que usávamos pra fazer iogurte. Tava querendo fazer, mas não gostava da idéia da caixa de isopor e NUNCA me passou pela cabeça em usar garrafa térmica! tenho aqui em casa, uma garrafa térmica de inox japa de 1,5l com a boca enorme e fácil de limpar, que tava encostada, fiz o iogurte hoje e ficou muuuito bom!!! iorgurteira pra que????

    fica tranquilo Kamikaze, que isso é fase e logo paro de escrever abobrinhas aqui.

    abs

    ResponderExcluir
  9. A garrafa térmica é uma das melhores opções mesmo, não ocupa tanto espaço, não precisa ficar enrolanbdo toalhas, etc.
    Não é necessário misturar um copinho inteiro de iogurte, já que as bactérias se multiplicam.

    ResponderExcluir
  10. Agora que eu percebí: MY MY iogurte caseiro, ou seja, em outras palavras, o SEU MY iogurte caseiro! Kkkkkkkkkk...........

    ResponderExcluir
  11. Tá, o MEU MY iogurte caseiro! Rsrsrsrsrs..........

    ResponderExcluir
  12. Fiz o iogurte e deixei no filtro de papel por uma noite, ficou uma Labine com uma cremosidade linda, dei para uma amiga descendente de árabes e ela adorou, a labine e o iogurte.

    ResponderExcluir
  13. Sim, o labneh fica delicioso principalmente se vc der um toque de azeite de oliva extra-virgem. Misturado ao alicci tb fica divino!

    ResponderExcluir
  14. O pessoal árabe que conheço coloca azeite e zatar só na hora de comer, bem, pelo menos os que conheço, mas as possibilidades para incrementar são inúmeras. Quer dizer então que labine e cream cheese são a mesma coisa?
    Tenho uma duvida sobre o soro da memória, os leite que sofreram processo UHT também servem para fazer esse soro? Dei uma pesquisada e vi alguns lugares dizerem que deve ser A ou B de saquinho.

    ResponderExcluir
  15. Olá Marcos! Não sou nenhum expert em cultura árabe, então não sei te dizer se o labneh e o cream cheese são a mesma coisa. Chamo o meu cream cheese de CASEIRO, mas acredito que ele se aproxime mais de uma coalhada, que é a base do labneh.
    Com o leite UHT não dá para produzir queijos, pois a temperatura do processo de beneficiamento impede a formação de uma boa coalhada. Não sendo possível a fabricação do queijo, não é possível dessorar a massa. O leite de saquinho é o indicado, e vc pode utilizar o tipo C também.

    ResponderExcluir
  16. foi mal ai, usaram meu pc ontem e postei ai em cima com outro usuário.

    Quer dizer então, que o soro que sai do iogurte, feito com leite longa vida, não tem nada a ver com o soro da memória? E se for feito com leite de saquinho, só vai servir se for soro tirado do queijo? ou pode ser fazendo o iogurte também?
    abs

    ResponderExcluir
  17. O soro do iogurte é extremamente ácido, se vc conseguir bebê-lo, ou melhor, se gostar do sabor, manda ver!
    Eu prefiro o soro obtido da fabricação de queijo fresco que é infinitamente mais saboroso.

    ResponderExcluir
  18. CABES...
    Kami, fiz o queijo foi deis obrigado pela dica gostei do BLOG BOA NOITE

    ResponderExcluir
  19. O soro que tiro do iogurte caseiro,serve como soro da memória?
    Ótimo o seu blog.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane Valle, a princípio sim, mas eu particularmente não gosto, pois tem um gosto muito ácido. Prefiro o soro obtido a partir da fabricação de queijos, que tem um gosto mais suave: http://sel-kamikaze.blogspot.com.br/2009/09/soro-da-memoria.html

      Excluir