13 outubro 2009

Iogurte caseiro parte 3 - utilizando leite UHT desnatado

Meu iogurte estava acabando, então aproveitei e fiz mais uma leva para aproveitar a cultura - lembra? Basta guardar 1 colher de sopa cheia para utilizar em cada litro de leite nas porções futuras.
Ontem, antes de dormir, preparei ele, só que desta vez, com leite UHT desnatado (de caixinha).
Quando eu acordei, passadas 10 horas, fui checar o resultado da transformação.
Eu fico encantado toda vez que eu vejo o leite líquido transformado nessa massa linda e brilhante! Não me canso! Perfeito!

O leite desnatado, por possuir um teor de gordura menor que o integral, deixa o iogurte mais aguado, portanto, para aqueles que devem evitar gorduras, esta é a solução para o consumo de iogurte.
Bem, a seguir explicarei novamente todo o processo.

Ingredientes:
- 1 litro de leite UHT desnatado (de caixinha)
- 1 colher (sopa) cheia de iogurte natural integral
- termômetro de cozinha
- 1 toalha de banho grande e grossa
- recipiente(s) para guardar o iogurte
- 1 caixa térmica ou 1 garrafa térmica de 1 litro
- 1 litro de água fervente

Modo de preparo:
- Numa panela, coloque o leite UHT desnatado e leve ao fogo, mexendo sempre para distribuir uniformemente o calor. Aqueça até atingir a temperatura de 42ºC. Se não possuir um termômetro, lave bem o dedo e coloque no leite - se ele aguentar ficar 10 segundos, é porque está bom - mas também tudo varia de dedo prá dedo, né! rsrsrsrs........
- Retire a panela do fogo e adicione o iogurte misturando MUITO bem, para que o leite fique totalmente incorporado, de preferência com um fouet ou um mixer.
- Transfira tudo para o(s) recipiente(s) definitivo(s), envolva com a toalha de banho e coloque-a dentro da caixa térmica. Se não possuir uma, coloque dentro do forno desligado, préviamente aquecido - quanto menor o compartimento, menor a dissipação de calor e maior a conservação da temperatura. Ao lado da panela, coloque uma tigela com aproximadamente 1 litro de água fervente, trocando-a pelo menos 1 vez durante todo o processo. Deixe o(s) recipiciente(s) lá por 8 horas - você pode preparar o iogurte antes de dormir e quando acordar ele já estará prontinho para consumo! A massa deverá estar firme, compacta e com brilho.
- Outra ótima alternativa é colocar todo o conteúdo dentro de uma garrafa térmica e tampar. Isso elimina a toalha de banho, a caixa térmica ou o forno!
- Quanto mais tempo a massa ficar fermentando, mais ácido ficará o iogurte e haverá menos lactose.
- Coloque num pote e conserve em geladeira para interromper a multiplicação dos lactobacilus.

Lembrando mais uma vez, esse mesmo iogurte poderá ser utilizado para fazer novas porções futuras - basta guardar 1 colher de sopa, sob refrigeração, num potinho herméticamente fechado, para cada litro de leite a ser utilizado.

Desta vez aproveitei e fiz mais um teste: deixei dessorando num filtro de papel para café nº 103 (cubra com um pratinho para evitar a entrada de insetos) - logo de cara, com o soro, coube exatamente a metade do iogurte - se for utilizar todo ele, espere dessorar um pouco e despeje o restante:

Fiz mais este cream cheese para testar como se comportaria no filtro de papel. O resultado foi igual ao resultante quando utilizo o morim, de forma que, temos mais uma opção: o filtro de papel!!!
Quanto ao cream cheese UHT desnatado ficou tão bom quanto os outros que preparei.
Aprovado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário