22 outubro 2009

Iogurte caseiro parte 5 - iogurte e cream cheese de soja

Mais um novo teste, já que estamos no embalo da soja, desta vez foi com o leite de soja de caixinha. Comprei este, que custou duas vezes mais se comparado ao de vaca, pois foi o único que encontrei cujos ingredientes são compostos apenas por extrato de soja e água:

O leite de soja é uma bebida feita a partir do feijão de soja. De fácil digestão, não contém colesterol nem lactose e tem menos gordura que o leite de vaca.
Dos 20 tipos de aminoácidos que precisamos no nosso dia-a-dia, o nosso organismo produz onze, e os outros nove que sobram, a soja é capaz de nos fornecer.
Na verdade queria preparar o iogurte com o leite de soja artesanal - que eu amo! Ele é muitíssimo mais saboroso e mais consistente que o de caixinha, mas prá vender, só nas lojas do bairro da Liberdade, em São Paulo. Infelizmente estou bem longe.....
Mas...... continuando.....
Querias!!!!!!!
Não me atrevo mais a prepará-lo! O derradeiro foi com a soja preta (cala-te boca!). Dá um trabalho fenomenal para separar o leite dos resíduos da soja! Muita gente usa uma peneira fina nesse processo mas, definitivamente isso não funciona! Muitos grãos minúsculos passam pelos furos da peneira, sobra líquido misturado ao resíduo e o leite não fica legal. Ontem, por preguiça, utilizei o chinois, o leite ficou bem coado, mas parte dele se perdeu juntamente com o resíduo, já que eu não tive ânimo para espremer a massa!
Para mim só existem 2 formas: ou você se mata coando o leite num saco de morim - a soja escorrega, você tem que colocar uma força animal, e o saco de morim acaba rasgando - é um desastre! Ou você compra uma máquina de extrair leite de soja, que é uma fortuna!!!!! Você nunca vai tomar tanto leite para cobrir o custo desse utensílio!
Uma terceira opção que já passou pela minha cabeça, é comprar uma centrífuga de roupas pequena, colocar o leite no saco de morim e centrifugar. Deve escoar um leite bem coado e em abundância, sem que tenhamos o menor trabalho! Mas neste caso, teremos que usar a centrífuga apenas para fins culinários - claro!
Bom, assim como fiz com o iogurte de leite de cabra, utilizei o mesmo processo descrito aquí. Depois de pronto, utilizei metade do preparado para fazer o cream cheese, pois não poderia deixar passar esta oportunidade para experimentá-lo.
O iogurte, apesar do leite ter sido de caixinha, ficou excelente e com uma boa consistência!
Meio amarelado devido à cor da soja, não ficou tão ácido como os outros que preparei anteriormente, e com um leve gostinho de soja - nada que comprometa. Realmente muito delicioso!
O cream cheese ficou dessorando por 12 horas - tive essa vantagem também - foi o tempo suficiente para que ficasse bem encorpado. Também ficou levemente amarelado - cor de toofu caseiro, não ficou tão ácido e definitivamente..... sublime!
O soro então, nem se fala!
Resumindo, ficou tudo espetacularmente fora do comum!
Altamente recomendado!

Eita trem bão !

Nenhum comentário:

Postar um comentário