06 outubro 2009

Queijo Minas caseiro parte 3 - utilizando leite UHT

Fui avisado - leite de caixinha não serve para fazer queijos!
Mas sou teimoso.
Enquanto não faço eu mesmo meus testes, não sossego, não durmo, não como direito e vivo a base de tranquilizantes.
Lá fui eu preparar o queijo com o leite de caixinha com os mesmos procedimentos deste aquí. Prá piorar, usei o leite desnatado, mas como era para fins de teste, usei apenas 1/3 do litro.
O produto resultante foi algo parecido com uma ricota seca, granulada, uma coisinha bem sem graça!
Bem feito! hahahahahaha.......
Mas..... com o jeitinho brasileiro..... temperei com sal, aji-no-moto e azeite de oliva extra-virgem. Me surpreendí - ficou perfeito prá comer com bolachinhas Tuc's!

O leite UHT de caixinha não possibilita a formação de uma boa coalhada para a fabricação de queijos. Por quê? A vilã é a temperatura utilizada no processo de beneficiamento (135º C). A não ser que você não se importe com isso, não recomendo seu uso. Ele pode ser usado para a fabricação de iogurtes.

5 comentários:

  1. Realmente a aparencia de gogoroba não ajuda kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Não acredito em você, vou ter que fazer pra ter certeza! kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Só faço com leite UHT e ficam perfeitos...
    Querem prova? Acessem meu intagram: @queijosgourmetgoes

    ResponderExcluir