02 outubro 2009

Acerolas

Hoje fui regar meu pé de inhame (que já está com uns 40 cm de altura!) e o chão estava abarrotado de acerolas!
Nunca sei qual a época da safra da acerola - acho que as minhas "dão" quando bem entendem! Como tenho muita preguiça de pegar a escada, subir no pé, me emaranhar naqueles galhos finos, resolví recolher as que estavam no chão mesmo.

Bem..... fora a coceira que essa árvore provoca - a Darcí me disse uma vez que ela solta um pólen - o corpo fica todo impregnado, e depois de um tempo é só ficar coçando e se livrando do pólen. Só existem 3 alternativas: tomar um banho logo após a colheita - que nesse caso pode ser até de cueca, colher as frutas totalmente encapotado (com o calor que faz nessa cidade, é impraticável), ou então, segundo a Darcí, colher as frutas num dia que não faça sol, ou após o pôr do sol.
Já tentei todas as alternativas e deram certo.
Existem vários tipos de acerola, numa variação de sabores e cores que vai do alaranjado ao vermelho-tinto intenso. No meu pomar existem 2 pés, um deles dá frutas alaranjadas, azedas e pequenas, o outro, frutas mais escuras (chegam a ficar roxas), doces e grandes.
Podem ser congeladas para uso posterior.

A quantidade de vitamina C presente nessas frutas chega a ser 80 vezes superior a da laranja e do limão!
Já tomou um suco de acerola BEM gelado?
Não?
Não sabe o que está perdendo! É uma DE-LÍ-CIA!
Num liquidificador coloque uma xícara de chá de acerola e 1 copo (long drink) de água e bata bem. Se quiser, acrescente 1/2 limão de qualquer espécie, descascado - também fica ótimo! Coe e descarte o bagaço.
Volte o suco coado para o liquidificador com 3 pedras de gelo e adoçante a gosto (opcional). Bata sómente para quebrar as pedras de gelo, encha seu copo e se delicie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário