05 outubro 2009

Hakushika

Ganhei minha primeira (e única - hehehe) garrafa de Hakushika do tio Shin-chan no meu Yakudoshi - já, já explicarei o significado.
Fui recebê-lo na porta de casa, ele com aquela caixa enorme, maior que ele, de 1800 ml !!! Fiquei paralisado, ao mesmo tempo contente, feliz da vida! Achei super original!
O Sake Hakushika é produzido através de processos artesanais de fermentação e filtração, e utiliza águas sagradas Miyamizu e arroz especial Yamadanishiki.
O que eu ganhei tem sabor levemente seco, um Sake Premium do tipo Honjozo (com acréscimo de álcool destilado etílico) e teor alcóolico de 15 a 16%:

Quanto ao significado de Yakudoshi, (yaku = calamidade, doshi = idade) segundo as crenças japonesas, é a fase da vida onde a pessoa poderá encontrar vários tipos de infortúnios e por isso, muito temida.
Os homens devem tomar cuidado especial quando tiverem 42 anos, considerada como a idade mais crítica e perigosa. O número 4 é lido como “shi” e o número 2 como “ni”, onde a composição das duas palavras formam a palavra “morte”. Como no Japão conta-se o ano do nascimento, então considera-se Yakudoshi para os homens, a idade de 41 anos.
As pessoas então passam por ritos de purificação chamados de Yakubarai (yaku = calamidade, barai = rito de purificação). Segundo as tradições familiares, o aniversariante deve vestir-se de vermelho e dar uma festa para seus amigos e familiares, fazendo votos de levar sempre uma vida harmônica e feliz.
No ano seguinte, os convidados é que dão a festa para o aniversariante, como forma de agradecimento por ele ter conseguido passar por essa fase maléfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário