21 outubro 2009

Leite de soja preta

Há algum tempo havia comprado um pacotinho de 200g de soja preta. Utilizei metade para fazer uma salada na falta de outras opções - só para experimentar algo novo.
Sinceramente? Não gostei!
A outra metade ficou guardada no armário, pedindo prá ser usada...... vai vencer!!!!! Então, hoje decidí fazer um leite de soja preta!
O processo caseiro de preparo do leite de soja é uma verdadeira insensatez!
Mas..... eram apenas 100 graminhas...... Achei que não ia custar tanto assim.....
Mas custou!
Fiz uma bagunça danada na cozinha.......
Não fazia idéia se ia dar certo, fiz até algumas pesquisas rápidas, mas não havia nada relacionado ao leite de soja preta. Por intuição, achei que se dava certo com a soja amarela, também daria com a preta. E deu certo!
Resultou num leite muito saboroso, sem nenhuma diferença perceptível com relação ao gosto do leite da soja amarela. Rendeu 1.5 litros de leite!
A soja preta é preta só por fora, ou seja, sómente a casca é preta. Consequentemente o leite não ficaria totalmente preto, mas ficou levemente escuro, parecendo um achocolatado. Gosto de tomá-lo feito água, puro, sem adoçar e bem gelado:

A soja preta possui em sua casca uma substância antioxidante que tem um efeito anti-obesidade, reduzindo os efeitos de uma alimentação rica em gorduras, consequentemente, controlando as taxas de colesterol e prevenindo doenças cardíacas. Além disso, neutraliza a ação dos radicais livres, atuando na prevenção de câncer (principalmente de mama) e do envelhecimento precoce:

Para quem quiser se aventurar a fazer o leite de soja, aí vai o procedimento - válido para todos os tipos de soja:

Ingredientes:
- 100 g soja em grãos
- 1.5 litros de água fria

Modo de preparo:
- Deixe a soja de molho em água fria, de 8 a 12 horas - tudo dependerá da temperatura ambiente - quanto mais frio, mais tempo de molho. Passado o tempo, descarte a água. Se você esfregar os grãos com as mãos, as cascas se soltarão com facilidade. Há quem prefira descartá-las completamente. No caso da soja amarela, eu descarto apenas uma parte: as que ficaram flutuando nas primeiras lavagens. No caso da soja preta eu preservei as cascas, devido à substância antioxidante presente nas mesmas.
- Bata metade dos grãos no liquidificador com 250 ml de água fria, por 30 segundos. Passe a mistura por uma peneira comum ou chinois (extremamente recomendado), apertando com o dorso de uma colher para acelerar o processo de coação.
- Pela segunda vez, a massa peneirada deve voltar ao liquidificador com mais 250 ml de água fria. Repita todo o processo anterior: bata por 30 segundos e peneire.
- Pela terceira vez, volte toda a massa peneirada ao liquidificador com mais 250 ml de água fria, repetindo todo o processo anterior: bata por 30 segundos e peneire.
- Repita todo o processo com a outra metade dos grãos, batendo e peneirando em 3 vezes.
- Siga todo esse processo sempre que for utilizar um liquidificador doméstico pois ele tem uma capacidade pequena e pode se estragar fácilmente - os grãos são duros, portanto é bom não forçar o motor.
- Não existe uma regra para a quantidade de água: quanto mais água for utilizada, mais fino ficará o leite e consequentemente, mais fácil de ser coado. A quantidade indicada aquí é satisfatória do meu ponto de vista - fica a critério de cada um.
- A massa que restou na peneira é o resíduo da soja, conhecido como okara. Pode ser utilizado em receitas de pães, salgadinhos e tortas. Eu particularmente não gosto, então utilizo como adubo orgânico.
- O leite que ficou na panela, deve ser coado mais uma vez obrigatóriamente utilizando um chinois ou um saco de morim, para separar todo o resíduo remanescente. O filtrado obtido é o leite de soja.
- Feito isso, leve o leite para o fogo, mexendo de vez em quando para não grudar muito na panela (sempre vai grudar por pouco que seja!). O cozimento é necessário para destruir as toxinas que impossibilitam a absorção das proteínas. Quando atingir 90º C, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhando por 15 minutos, misturando sempre e inspecionando a temperatura para que ela se mantenha, fazendo o contrôle pelo nível da chama.  Retire a espuma que se formou na superfície e descarte - ela é indigesta.
- Espere esfriar e mantenha sob refrigeração. Se quiser acelerar o processo, deixe em banho-maria na água fria com gelo.

2 comentários:

  1. Ai, Mi! Parece fácil , mas o difícil é ter que se dedicar tanto tempo por um leite,né? Quando eu fizer, farei uns 5 litros, porque com certeza vou demorar pra fazer novamente! Qdo eu fizer te conto,ok?

    ResponderExcluir
  2. Não gasta tanto tempo assim não Mi! Qdo eu for de novo a gente faz tá?
    Ah! A não ser que vc vá consumir 5 litros em 3 ou 4 dias, não pode fazer essa quantidade, porquê o leite estraga, ele talha! Eu faço 2 ou 2,5 litros por vez.

    ResponderExcluir