18 outubro 2009

Iogurte caseiro parte 4 - iogurte e cream cheese caprino - bééééé!

Desta vez preparei meu iogurte com leite de cabra. Estava ansiosíssimo para fazê-lo! É sempre bom fazer novos testes para enriquecermos nossos conhecimentos, experimentar novos sabores, enfim.....
Comprei este, UHT de caixinha, já que é impossível encontrar leite de cabra fresco a venda nos supermercados da vida:

De excelente digestibilidade, a gordura deste tipo de leite possui partículas menores em relação ao leite de vaca, desta forma, é rápidamente absorvida pela mucosa intestinal, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão, constipação. Suas enzimas digestivas facilitam uma digestão mais rápida.
Com teores elevados de vitamina A, cálcio, fósforo, potássio e magnésio, o leite de cabra também chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menor teor de açúcar.
O leite de cabra é alcalino, assim como o leite materno - raríssima e dificilmente azeda no estômago humano, tornando-se assim um fator de alta eficiência no tratamento de cólicas.
Este tipo de leite custa cerca de 4 vezes mais se comparado ao leite de vaca, mas mesmo assim compensa utilizá-lo tanto para fazer o iogurte quanto o cream cheese caseiro, que neste caso podemos até chamar de queijo grego! (Será? - Me desculpem os gregos se eu estiver falando aberrações!))
Primeiro preparei o iogurte conforme explicado neste link. Não ficou consistente, ficou mais para um iogurte de beber, mas saboroso. Pode ter sido a cultura ou talvez poderia ter deixado mais tempo na caixa térmica. Não notei diferença com relação ao gosto do iogurte feito com leite de vaca, porém suas propriedades certamente são bem distintas (como descrito acima). Utilizei metade do preparado para fazer o cream cheese, que ficou dessorando por 24 horas. Também não ficou tão firme como o feito com iogurte de leite de vaca - ficou bem macio e muito delicioso:

2 comentários:

  1. Ei, esse leite deve ser bom pra dieta de reeducação alimentar né? Eu estou fazendo e já consegui perder uns 15 kg...

    ResponderExcluir
  2. É bom para quem tem intolerância a lactose.

    ResponderExcluir