28 outubro 2009

Guariroba

É uma espécie de palmeira, e dela se extrai o palmito amargo - saborosíssimo!
Quem não gosta do seu amargor, pode aferventá-lo com bicarbonato de sódio. Mas, sinceramente? Vai estragar o produto! Nesse caso é melhor consumir outros tipos de palmitos, não é mesmo? Retirar as características inerentes do ingrediente é querer contrariar a natureza.
Tenho 2 pés aquí no meu pomar, mas nunca me atreví a extraí-los pois são muito altos! Como eu vou subir até o topo??? Não sou macaco!!!!!
Segundo a minha vizinha, o broto fica lá em cima mesmo!
Dizem que para extraí-lo, é necessário a derrubada de toda a árvore, mas eu acredito que não precisa chegar a tanto né! Já pensou, se a cada extração acontecer isso, estaremos perdidos, nós, amantes da guariroba!
Já ouví falar também que quando o palmito é extraído, a árvore morre..... Talvez esteja aí a explicação para a derrubada dela.
Por enquanto é melhor comprar já extraído e descascado, mesmo porque, dizem que prá descascar é o maior sacrifício. Eita coisinha difícil viu!

E por ser tão difícil assim, um produto caro: R$ 38,00 o kilo da belezura fatiada em conserva!
Mas vale a pena, de vez em quando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário