07 setembro 2009

Yakisoba completo

Yakisoba é o prato que mais sai no Tokyo Pub. É corrigido, reavaliado, melhorado a cada dia que passa, para garantir o melhor daquilo que eu mais faço na cozinha.
Já ví cliente olhando para os lados para se certificar de que ninguém estaria olhando e, literalmente, lambendo o prato! Tomando o resto do caldinho! Mas eu estava alí - atrás dele! rsrsrsrsrs......... meio nojento? Mas gratificante!
A verdade é que esse prato conquista até crianças, que geralmente não são fãs de legumes e verduras.

Me desculpem aos que esperavam que eu postasse aquí a receita, mas esta é exclusiva do Tokyo Pub, e é guardada a 7 chaves! Mas em contrapartida terei o imenso prazer em recebê-los para saboreá-lo aquí, caliente, perfumado, suculento e crocante. Vai resistir?

4 comentários:

  1. Realmente, muito apetitoso, tá mais pra ankake yakisoba né? ou é um sauce yakisoba mesmo? Maioria dos restaurantes japas, só servem SOSSU yakisoba, prefiro muito mais os ankake(acho que é esse o nome). pow, minha mulher veio com um papo de que se coloca vinagre no yakisoba! já ouviu isso?

    ResponderExcluir
  2. Ankake????? É isso mesmo? O que vc chama de an? Pasta de feijão?
    Qto ao vinagre, vai de gosto, acredito que um pouco não deve ficar ruim não, mas eu prefiro sem.

    ResponderExcluir
  3. É, é ankake yakisoba mesmo e não tem nada a ver com anko não, rs. Você sabe que lá no japão existem alguns tipos de yakisoba, o mais conhecido aqui, é o ソース yakisoba, que aliás, o pessoal exagera no ソース, e eu não gosto muito, não é bem feito na maioria das vezes. ソース yakisoba lá no japão, é sequinho, não fica caldo em baixo(ou fica muito pouco) e é também bem escuro. Ankake, é um "molho" bem grosso com os legumes e carne(ou GU"s"), ou seja, depois de fazer toda a parada com legumes e a carne(geralmente temperado sem shoyu), faz-se um caldo a parte, com água, shoyu(alguns sem), dashi, sal, gengibre etc. e pra engrossar, um pouco de amido de milho. Tem gente que não faz separado, já engrossa a parada na WOK mesmo, aproveitando o caldo dos legumes e só adicionando alguns ingredientes. Pode-se misturar os legumes com esse caldo e depois adicionar ao macarrão ou montar o macarrão com a mistura de legumes e carne por cima e depois, cobrir com o caldo. Eu, particularmente, prefiro levar a mesa, tudo já misturado e geralmente sobra caldo porque não tenho muita noção de quantidade e acho melhor sobrar do que faltar. Esse caldo grosso com os legumes e a carne, é chamado de ankake. Bem, pelo menos, foi isso que minha mãe ensinou. Geralmente não é escuro, se você pesquisar no imagens google por あんかけ焼きそば, vai ver que a maioria é sem shoyu, mas eu acho que fica sem graça e sempre coloco shoyu e para não ficar muito escuro, tempero com sal também. Esqueci de dizer que o vinagre, não vai no preparo, mas na hora de comer, comi assim algumas vezes e achei interessante. Quanto ao seu, olhando direito, não é o ankake não, seja o que for, deve ser um SR. yakisoba, e a foto tá ótima!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro obrigado pelo elogio, meus clientes realmente amam meu yakisoba! Dei uma olhada no Google, não conhecia o ankake yakisoba, parece mesmo que não vai shoyu. Mas yakisoba é como a macarronada, existem muitos tipos, cada um tem a sua receita, e existem dezenas de temperos no mercado que podem ser utilizados, tornando o prato melhor ainda. Vivendo e aprendendo!

    ResponderExcluir