05 setembro 2009

Ponta de peito

A ponta de peito bovina é uma carne que eu aprecio muito. Ela é muito saborosa, muito macia, com muito umami. Costumo preparar ela como "carne de panela" ou coloco em sopas (antes usava muito músculo, mas agora na maioria das vezes é ponta de peito que eu uso). A da foto abaixo eu preparei com nabo, gobo e shimeji. À parte preparei um refogado com almeirão e espinafre:

Não tem segredo. A ponta de peito vem com um brinde: uma capa de gordura, que é claro, vai toda pro lixo - apesar de deliciosa (é, já comí.....) não quero contribuir para um possível enfarte futuramente! Basta cortar a carne em cubos e refogar na panela de pressão com cebolas e pimentas dedo-de-moça fatiadas com as sementes, acrescentar o gobo, e deixar cozinhar por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo, com água um pouco abaixo do nível da carne. Costumo temperar apenas com sal e aji-no-moto. Passado esse tempo, tirar a pressão e a tampa, e deixar no fogo médio até o líquido ficar quase todo reduzido. Acrescentar os pedaços de nabo e shimeji e deixar mais 1 minuto, só para pegarem a cor.
Enquanto a carne cozinha, você pode preparar o refogado de almeirão e espinafre:
Também não tem segredo. Basta refogar pedaços de cebolas e pimentas dedo-de-moça fatiadas com as sementes, preferencialmente numa wok. Quando estiver bem douradinho, acrescentar primeiro os talos do almeirão picados. Assim que for murchando, acrecentar as folhas picadas e as folhas do espinafre. Tempere com sal e aji-no-moto e desligue o fogo assim que murchar tudo.
Costumo escorrer o líquido que se forma, e depois acrescento alho picado ao prato (mas desta vez não o fiz).
Fica ótimo com arroz integral!

Um comentário: