A minha intenção hoje era preparar as tortinhas com uma massa para torta mesmo, mas aí a preguiça bateu e falou mais forte......
Me lembrei que tinha guardado na geladeira algumas massas para pastel, dessas que a gente compra pronta - é incrível como elas duram na geladeira se guardarmos em potinhos bem fechados! Digamos que meses!
Resolví tentar, e não é que deu certo?
Ingredientes para 10 unidades:
- 10 massas redondas pequenas para pastel
- 2 tangerinas Ponkan médias
- sementes de gergelim pretas
- forminhas de alumínio
Ingredientes do creme:
- 1 xícara de leite desnatado
- 1 colher de sobremesa rasa de amido de milho
- 20 gotinhas de essência de baunilha
- adoçante a gosto
Ingredientes da gelatina:
- 3/4 copo americano de água
- 1 colher de sobremesa de agar-agar
- 1/2 copo americano de suco de tangerina ponkan (ou laranja pera)
- adoçante a gosto
Modo de preparo:
- Forre as forminhas de alumínio com a massa de pastel - não é necessário untar. Leve ao forno (que não precisa ser pré-aquecido) por 15 minutos. Elas ficarão assim:
- Tire toda a pele e as sementes da Ponkan, com uma faquinha afiada e corte em pedaços. Se não tiver paciência para isso, use outra fruta (morangos, uvas, mangas - apenas algumas sugestões). Vá distribuindo os pedacinhos da fruta dentro da massa assada e reserve.
- Prepare o creme levando todos os ingredientes ao fogo até engrossar. Deixe esfriar e distribua sobre as frutas - não se esqueça que ainda tem a gelatina que vai por cima!
- Leve os ingredientes da gelatina ao fogo, com exceção do suco de laranja. Quando ferver, abaixe o fogo ao mínimo e deixe fervendo por 2 minutos. Retire do fogo, coloque o suco, misture e regue sobre as frutas. Faça isso rápido porque conforme for esfriando a gelatina vai endurecendo - o agar-agar tem essa propriedade - mas não precisa se desesperar! Muita calma nessa hora!
- Por fim, polvilhe as sementes de gergelim e leve para gelar.
Agora já não sei se chamo isso de tortinha ou de canapé!!!
07 setembro 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário