Também ficam ótimas para serem incorporadas em pratos das mais inusitadas formas: em sopas e principalmente em saladas, ficam perfeitos! Uso eles esfarelados em saladas ou outros pratos no lugar do sal, ficam muito bons!
Já fiz com pão de forma, pão de semolina e baguettes. O ideal é usar um pão de massa densa e pesada (pão italiano, ciabatta, etc). Mas esses que eu usei ficaram divinos.
Os croûtons abaixo, foram feitos com baguettes:

- pão de sua preferência cortados em cubinhos - nessa receita utilizaremos 2 baguettes só para referência de tempero e tudo o mais
- 1 colher de sobremesa rasa de sal
- 1 colher de sobremesa rasa de aji-no-moto
- 1 colher de sobremesa cheia de alho picado
- 1 colher de sopa cheia de manteiga derretida
- orégano a gosto
- azeite extra-virgem a gosto
- 1 forma retangular grande o suficiente para distribuir os cubinhos de pão, forrada com papel alumínio ou papel manteiga (isso facilita a limpeza posteriormente)
Modo de preparo:
- Coloque os cubinhos de pão numa bacia - se esfarelarem, não tem problema, coloque tudo lá dentro
- Polvilhe o sal e o aji-no-moto e misture tudo com as mãos
- Numa cumbuca coloque a manteiga derretida junto com o alho picado, e regue sobre os cubinhos, misturando com as mãos rápidamente, porque o pão absorve a manteiga muito rápido, aí alguns cubinhos ficarão mais encharcados que outros
- Regue o azeite de oliva extra-virgem a gosto, e dê mais uma misturada
- Despeje tudo sobre a forma e polvilhe o orégano a gosto
- Mande tudo para o forno a 180ºC por 30 minutos, mexendo na metade do tempo - ou (se não estiver com pressa) - 1:30 hs em temperatura de média para baixa para que o pão desidrate de verdade. Quando o processo é acelerado, os cubinhos não serão croûtons, e sim meras torradas, mas ficam ótimas do mesmo jeito !
Depois de frio, armazenar em recipientes herméticamente fechados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário