11 setembro 2009

Queijo Minas caseiro parte 2 - novos experimentos

Minha mais nova experiência na fabricação de queijo fresco caseiro, desta vez utilizei um coagulante líquido próprio para fabricação de queijos vendido em supermercados, chamado Ha-La (existem também o Estrella e o Hannilase). Optei por ele pois fiquei sabendo que ele faz render mais, e é vero, práticamente o dobro se comparado ao coagulante natural que utilizei anteriormente, o limão: 250 gramas!!!!!
Utilizei o leite tipo C de saquinho, pois na minha opinião nos testes anteriores foi o que produziu o queijo mais saboroso.
Todo o processo foi mais trabalhoso e lento, porém o resultado foi um queijo muito liso e macio, parecido em consistência com o toofu Kinugoshi, com sabor levemente adocicado:

Ingredientes:
- 1 litro de leite integral tipo C pasteurizado, de saquinho
- 1 colher de café de coagulante líquido dissolvido em 2 colheres de sopa de água
- morim em forma de saco (20 x 30 cm aproximadamente) ou 1 filtro de papel nº 103
- 1 termômetro de cozinha

Modo de preparo:
- Aqueça o leite até que ele atinja a temperatura de 37ºC - se não tiver termômetro, aqueça o leite até que fique morno - tome como base a temperatura do corpo.
- Desligue o fogo e acrescente o coagulante diluído em água, e mexa bem durante 1 minuto para que ele se incorpore totalmente ao leite.
- Tampe e deixe descansando durante 1 hora, sem mexer em hipótese alguma.
- Passado esse tempo ele estará com a consistência de um manjar bem mole. Pegue uma faca e faça cortes verticais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte.
- Em seguida, faça cortes horizontais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte. Os cortes farão com que a massa libere o soro. Deixe em repouso por mais 5 minutos.
- Após o repouso, com o auxílio de uma escumadeira, inicie uma mexedura suave com movimentos circulares por toda a panela, lentamente para que a massa não fique muito quebrada. À medida que a massa vai se firmando, mais soro vai sendo liberado e a massa vai ficando mais rígida. Faça isso durante 20 a 30 minutos, em intervalos de 5 em 5 minutos. A massa vai se depositando no fundo da panela.
- Coloque o saco de morim sobre uma tigela grande, de forma que ele sirva de peneira, e despeje todo o conteúdo sobre ele. A massa ficará depositada nele - deixe pendurado na torneira da pia por 30 minutos ou até que o excesso de soro seja eliminado. Ou então utilize um filtro de papel coberto com um pratinho para evitar a entrada de insetos.
- Polvilhe uma pitadinha de sal (opcional) sobre a superfície do queijo, deixe descansar assim por uns 15 minutinhos para que ele o absorva, vire o queijo e polvilhe mais uma pitadinha do outro lado. A massa ainda estará com uma certa temperatura e bem frágil, portanto o queijo deve ser manuseado com delicadeza.
- Leve para a geladeira e deixe descansando por 3 horas no mínimo - ele vai adquirir consistência.
- Consuma no máximo em 5 dias e depois prepare mais!

Se preferir um queijo mais consistente e também rápido de preparar, tente este. Porém rende menos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário