02 setembro 2009

Queijo Minas caseiro parte 1 - primeiros experimentos

Já tentei com os tipos A, B e C de saquinho, porque o UHT de caixinha não serve. O tipo C ficou parecido com o tipo B, que por sua vez ficou melhor que o tipo A, que mais pareceu uma ricota. Agora me resta tentar com o leite cru (que o Jarbas ficou de me arrumar direto da fazenda).
Rende muito pouco, mas é divertido, eu faço em casa mesmo, não dá o menor trabalho, fica fresquinho - 1 litro de leite rende cerca de 125 gramas, e sobra todo o soro que ainda pode ser transformado em ricota ou ingerido como soro da memória.
O queijo da foto abaixo foi feito com o tipo A:

A foto ficou péeessima - tá parecendo uma massa sovada rsrsrsrs..... Ele ficou assim porque não usei nenhuma fôrma, apenas um morim para reter a massa. O coagulante utilizado foi o limão caipira (tenho 2 pés aquí no pomar). Isso foi o que sobrou da colheita deste ano:

No tipo B usei o limão tahiti e finalmente no tipo C usei ácido cítrico em pó (vendido em lojas de doces) e numa outra ocasião usei limão siciliano. Ainda não sei se foi o tipo de leite ou o tipo de coagulante, mas o tipo C ficou mais macio, mais parecido com o queijo fresco. O tipo A ficou mais farofento, tipo uma ricota.
Todos eles derreteram no microondas (até o farofento), coloquei sobre o arroz integral e reguei com um fio de azeite extra virgem. Sem comentários.....
Bem, vamos a receita:

Ingredientes:
- 1 litro de leite integral tipo C pasteurizado, de saquinho
- suco de 1 limão, ou o o equivalente de vinagre comum (em casos de desespero) - nada contra - mas se depois for utilizar o soro que sobrar, ficará com um "leve" gosto de vinagre!
- morim costurado em forma de saco (20 x 30 cm aproximadamente) ou 1 filtro de papel nº 103
Modo de preparo:
- Ferva o leite até levantar aquela espuma característica.
- Retire do fogo e adicione o suco de limão ou vinagre comum.
- Mexa lentamente e deixar descansando (uns 20 minutos) até que a mistura coagule - a massa irá se separar do soro.
- Coloque o saco de morim sobre uma tigela grande, de forma que ele sirva de peneira, e despeje todo o conteúdo sobre ele, ou utilize 1 filtro de papel coberto com um pratinho para evitar a entrada de insetos.
- A massa ficará depositada no morim - deixe pendurado na torneira da pia para que o excesso de soro seja eliminado - depois de um tempo, pode se dar uma apertadinha para acelerar o processo. No caso do filtro de papel, não é necessário este procedimento.
- Se achar que convém, polvilhe uma pitadinha de sal, deixe descansar assim por uns 15 minutinhos para que ele absorva o maldito, vire o queijo e polvilhe mais uma pitadinha do outro lado.
- Guarde na geladeira e consuma no máximo em 5 dias.

Depois que eu fizer meus testes com o da fazenda, e também outros queijos que eu pretendo fazer (estou na fase dos queijos caseiros!) postarei aquí.

10 comentários:

  1. adorei seu jeito divertido e detalhado de ensinar a fazer os queijos, acabei de comprar um coagulante liquido.....vamos ver o q vai acontecer!!!!!
    To seguindo todos seus passos, se der errado, a culpa e toda sua!!!!hahahah
    Obrigada pelas dicas ADOREI

    ResponderExcluir
  2. Qualquer dúvida estou à disposição! Abs!

    ResponderExcluir
  3. oi, ja tentou alguma receita com leite de soja? Minha filha tem intolerancia a lactose e adora queijo e tudo que vai queijo, da uma dó! e se for leite de cabra? é que o de sojá é meio adocicado. Está la no fogão parado. coloquei o coagulante e to vendo se vai dar certo, mas to achando que não! Depois venho te contar no que deu! Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati, o leite de soja não é adocicado, a não ser que vc compre o industrializado.
    Vc colocou o coagulante onde? No leite de soja? Vc está fazendo toofu?

    ResponderExcluir
  5. Voces conhecem KEFIR? PAra quem tem intolerância à lactose é a solução. Para mim foi. Também chamam de "bichinho do iogurte", uma bactéria de acido lático com a qual voce fermenta o leite, que fica livre da lactose (que nos dá a intolerância, pois adultos não temos mais lactase para quebrar a estrutura da lactose). Recomendo a leitura do site http://users.sa.chariot.net.au/~dna/kefirpage.html
    Também há hoje muito material em portugues na internet. O queijo feito com o kefir também é muito gostoso, leve e absolutamente digerível pelos lacto-intolerantes. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela informação Henriette. Sim, conheço o kefir, mas na minha cidade é um produto de difícil acesso. Fica aí a sua dica para quem tem intolerância à lactose.

    ResponderExcluir
  7. e o queijo caseiro de leite natural? aquele fresquinho da hora, cremoso, furadinho, como fazer? Já fez desse? nos dê sua dica pra ficar bem bommmmmmm.
    abraços
    madalena

    ResponderExcluir
  8. Veja a postagem: Queijo Minas caseiro parte 4 - utilizando leite fresquinho de fazenda. Abs.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde
    Parabéns e muito obrigada pelas dicas!!!
    Vou fazer o "SORO DA MEMÓRIA" com o LEITE TIPO C,pois na minha cidade não tem LEITE TIPO A ou B.
    Sou grata a todas dicas:)

    ResponderExcluir