27 setembro 2009

Kimchi parte 1 - Meu primeiro kimchi

Ou Kimchee - os japoneses pronunciam Kimuchi - é uma conserva coreana fermentada feita de acelga. O Kimchi coreano e o kimuchi japonês são diferentes. Na minha opinião, o kimuchi japonês está mais para uma salada - não é ácido e tampouco apimentado. Existem mais de 100 variedades na preparação desse prato, e na Coréia existe até o Festival Anual do Kimchi.
Confesso que nunca fui fã, quando morava no Japão sentia até aversão. De uma hora para outra cá estou eu preparando meu próprio kimchi!
Depois de saborear com mucho gusto uma porção num restaurante oriental da Liberdade - SP esta semana, virei de uma vez só, fã dessa delícia tão popular no Oriente.
Com a dificuldade de encontrar alguns dos ingredientes aquí no interior paulista, adaptei a receita à minha moda e o cheiro ficou bem parecido. Quanto ao gosto, puxou mais para o lado do kimuchi japonês, provávelmente pelo não uso dos ingredientes adequados.


Ingredientes:
- 1/2 acelga grande ou 1 pequena
- 1 xícara (chá) rasa de sal
- 1/3 copo (americano) de mochigome
- 3 copos (americanos) de água fria
- 8 pimentas dedo-de-moça médias sem sementes
- 10 dentes de alho
- 40 g de gengibre
- 2 colheres (sopa) rasas de páprica picante
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 4 colheres (sopa) de adoçante
- 1/2 maço de cebolinha picada
- óleo de gergelim a gosto (opcional)
- sementes de gergelim pretas a gosto (opcional)

Modo de preparo:
- Lave a acelga. Deixe-a inteira, ou solte as folhas, ou corte em pedaços. Eu preferí soltar as folhas para depois poder enrolá-las em forma de rocambole.
- Esfregue 1 xícara de sal por toda a acelga, inclusive no meio das folhas e deixe curtindo durante a noite.
- No dia seguinte, lave a acelga e aperte para remover a água.
- Bata o mochigome no liquidificador ou moa no processador. Peneire e descarte os pedacinhos maiores que não passaram pela peneira. Coloque o pó numa panelinha juntamente com a água e ferva, fogo baixo, até ficar com consistência cremosa, misturando sempre para não empelotar. Aguarde esfriar. Esse creme servirá para preparar uma pasta adequada para ser misturada com todos os tempêros.
- Esmague as pimentas e os alhos e rale o gengibre. Incorpore essa mistura ao creme de mochigome. Acrescente a páprica picante, o sal, o adoçante e a cebolinha e misture bem.
- Passe toda a mistura nas folhas de acelga generosamente, e enrole–as em forma de rocambole, na quantidade e tamanho desejados.
- Coloque num pote fechado e deixe em temperatura ambiente para fermentar. Dependendo da temperatura, será necessário ficar assim por 2 dias.
- Após a fermentação, conserve em pote fechado na geladeira e vá fatiando os rocamboles conforme a necessidade. Separe a quantidade a ser consumida, se preferir elimine o excesso de líquido espremendo com as mãos. Opcionalmente regue com óleo de gergelim e salpique com as sementes de gergelim pretas.


Seu sabor fica melhor e mais acentuado a cada dia que passa, mas lembre-se, é apenas uma conserva - não vá encher a barriga de kimchi!

2 comentários:

  1. a foto tá ótima, parece ter ficado realmente muito bom, o lembrete de que é apenas uma conserva é importante, já fui em uma lamenya que tinha nas mesas, potes de kimuchi e se podia comer a vontade, ou melhor, se podia colocar no lamen a vontade, mas comi muito e foi... sinistro. Não sei se posso tirar uma dúvida, mesmo na dúvida pergunto, o adoçante é realmente necessário? você usa o "tal e qual" nessa receita? gosto mais dos que não são azedos, já comi kimichi em restaurantes verdadeiramente koreanos que achei azedo. obrigado.

    ResponderExcluir
  2. A priori vc pode utilizar o adoçante preferido ou até mesmo açúcar. Sim, ele é necessário, pois ele vai dar uma "balanceada" no sabor final, o que caracteriza a culinária oriental, que é justamente essa mistura de sabores.
    Como escreví no final do post, tome cuidado, é apenas uma conserva, não vá encher a barriga com isso, pois pode se dar mal, principalmente para quem tem o estômago fraco.

    ResponderExcluir