10 março 2010

Chá de shiitake

Quando comprei o kobucha com partículas de ume, havia um outro chá na prateleira que me chamou a atenção: o chá de shiitake. Nunca havia visto, até então nem sabia da sua existência, mas optei em comprar apenas o kobucha e deixar ele para a próxima vez.
Esses chás são caros, com a taxa de importação chegam a custar R$ 400,00 o quilo!
Claro que ninguém vai comprar 1 Kg e acredito que nem vendem essa quantidade - as latinhas costumam ter menos de 100 g e acabam num piscar de olhos!
Decidí eu mesmo "fabricar" o meu chá de shiitake (esperar, eu???? Rsrsrsrsrs.......).
Não sei se o sabor se aproxima daquele que eu ví na loja, isso só vou saber quando eu comprar e fizer a comparação!

Ingredientes:
- 3 colheres (sopa) cheias de shiitake desidratado, batido no liquidificador e peneirado
- 1 colher (sopa) cheia de shiso desidratado em pó
- 1 folha de nori esmigalhado até que vire pó
- 1 colher (sobremesa) rasa de sementes de gergelim brancas
- 1 colher (sopa) rasa de hondashi
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto

Modo de preparo:
- Misture bem todos os ingredientes.
- Coloque uma colher (café) rasa dessa mistura numa xícara de chá, acrescente água fervente e deixe em infusão por 1 minuto.

Apesar do chá ser de shiitake, claro que não poderia utilizá-lo como único ingrediente. Os demais que foram adicionados, deram um toque especial ao chá, temperando-o.
O shiso eu comprei fresco e o desidratei no desidratador de alimentos.
O shiitake que não passou pela peneiragem deve ser guardado e utilizado em caldos ou outros pratos.

Ficou excepcionalmente delicioso - estou tomando diáriamente e como me faz bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário