22 março 2010

Rolinhos vietnamitas para a quaresma

Não poder comer carne em época de quaresma? Como sempre dizia minha mãe, quem trabalha pode!
Talvez por causa disso, não tenho essas neuras, mas hoje preparei uns rolinhos vietnamitas com recheio de peixe - ficaram divinos!

Ingredientes:
- 4 folhas de papel de arroz
- 150 g filé de salmão em tiras
- folhas de almeirão
- 30 g de harussame
- 1 colher (café) rasa de alho picado
- sal a gosto
- aji-no-moto a gosto
- pimenta do reino moída a gosto
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Cozinhe o harussame em água fervente por 2 minutos. Descarte a água, dê um choque térmico com água fria e deixe escorrendo. Reserve.
- Coloque um fio de óleo numa frigideira e leve ao fogo. Acrescente o alho picado, e assim que começar a dourar, coloque o salmão em tiras e tempere com sal, aji-no-moto e pimenta do reino moída a gosto. Frite até o peixe mudar de cor. Reserve.
- Corte o almeirão em pedaços menores. Reserve.
- Coloque as folhas de papel de arroz de molho numa tigela com água, aguardando 1 minuto para que elas amoleçam e vá colocando uma por vez sobre um pano limpo. Coloque então outro pano limpo por cima, para que ele absorva o excesso de água. Retire o pano de cima e recheie o papel de arroz com 1/4 do harussame, 1/4 do salmão e 1/4 do almeirão. Dobre a extremidade que está voltada para você, depois as laterais, e finalmente enrole tudo, firmemente, até o final. Recheie um por vez, deixando os demais na tigela com água, pois o papel de arroz depois de umedecido, fica meio pegajoso, podendo dificultar seu manuseio. Repita todo o processo com as outras 3 folhas.
- Coloque 3 fios de óleo de canola numa frigideira e leve ao fogo. Assim que estiver quente, coloque os rolinhos e frite ambos os lados até que fiquem dourados.

Os rolinhos vietnamitas podem ser consumidos crús, mas ainda prefiro-os fritos pois ficam bem crocantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário