24 janeiro 2011

Pequi


Hoje quando fui ao banco, ao estacionar meu carro, nem acreditei no que ví!
O carrinho do ambulante vendedor de pequis! Coisa muuuuuito rara de se ver nessa cidade!
Já havia visto o ambulante uma única vez, umas semanas atrás, mas no dia estava com tanta pressa que nem me atreví a "perder" alguns munutos. Depois desse dia, achei que tinha deixado a minha chance escapar por água a baixo!
Confesso que nunca comí pequi na minha vida e estava muito curioso para experimentar esse novo sabor!
Ele estava vendendo os pequis, já descascados, por litro.
De súbito, achei a coisa mais estranha do mundo - como uma fruta pode ser vendida por litro?
Estava explicado - ele utiliza como medida, uma lata vazia de 1 litro, o que significa que uma lata cheia é o equivalente a 1 litro de pequis!
Impressionante!!!!! Kkkkkkkkk………
Bem, coloquei minha sacolinha no banco do carro e seguí meu rumo.
Em poucos instantes, o aroma da fruta invadiu todo o carro!
O pequí é uma fruta típicamente goiana. O fruto produz um óleo que é empregado como condimento no preparo de arroz e carnes, contendo proteínas, açucares, vitaminas A, tiamina, sais de cálcio, ferro e cobre. É rico em antioxidantes, como carotenóides, vitamina C e compostos fenólicos (flavonóides e taninos).
Dizem que o pequi protege as células dos efeitos colaterais das drogas usadas no tratamento de câncer, que costumam ser muito violentos.
Seus frutos também são consumidos cozidos, puros ou típicamente preparados com arroz e frango caipira. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas. Deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres. Deve ser levado a boca para então ser "raspado" cuidadosamente com os dentes.
O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares - dizem que ou você ama ou você odeia o pequi. Bom, pelo menos do cheiro eu gostei!
Pode ser preservado tanto em essência quanto em conserva.

Em breve vou preparar alguma coisinha com meus pequis, por enquanto ficarão no freezer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário