03 maio 2010

Hachikou Monogatari


Hoje tive a oportunidade de assistir um filme muito encantador: Hachikou Monogatari.
Me lembrei várias vezes da Tidi, meu eterno anjinho..... seu olhar, suas manias, suas maneiras.....
Lágrimas e mais lágrimas rolaram...... não me recordo de ter chorado tanto assim ao assistir um filme!!!!!
Antigo, de 1987, sob a direção de Seijiro Koyama, o filme conta a história verídica da vida de um cachorro chamado Hachikou, nascido num bairro da Província de Akita.
Em 1924, o cachorrinho foi entregue à família de um professor da Universidade de Tokyo, e ao crescer, habituou-se a acompanhá-lo de manhã, da porta de sua casa até a estação de trem de Shibuya, retornando para encontrá-lo ao final do dia.
Em maio de 1925, um ano e quatro meses depois, o professor sofre um derrame súbito e não retorna em seu usual trem, como de costume. Mas Hachikou continua no seu dever de buscá-lo na estação de Shibuya, todos os dias, procurando a figura do professor Ueno entre os passageiros.
Por dez anos contínuos Hachikou aparecia ao final da tarde, precisamente no momento de desembarque do trem na estação, na esperança de reencontrar-se com seu dono. E foi exatamente lá que Hachikou envelhecido, fraco e doente, finalmente partiu ao encontro de seu dono.
Sinônimo da fidelidade em todo Japão, em 21 de Abril de 1934, uma estátua de bronze de Hachikou foi erguida em frente ao portão de bilheteria da estação de Shibuya. Lamentávelmente, durante a Segunda Guerra Mundial, em abril de 1944, ela foi removida e derretida para produção de armamentos. No entanto, em 1948 uma réplica foi feita por Takeshi Ando, filho do escultor original, e reintegrada no mesmo lugar da anterior, em uma cerimônia em 15 de agosto, e encontra-se até hoje na Estação de Shibuya, em Tokyo:

2 comentários:

  1. também vi esse filme e chorei muito ele é maravilhoso. adoro cães tenho 3 dog alemães, eram quatro, perdi uma já velhinha setembro do ano passado, eles são uns bebês, vc não imagina. não tenho filhos ponho minha maternidade nos bichinhos. tem um outro fillme com cães, hitória verídica que vou te indicar, chama-se resgate abaixo de zero, prepare o coração e o lenço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado pela indicação, vou assistir assim que puder!

    ResponderExcluir