14 novembro 2009

Partículas de laranja

Minha última aquisição para a cozinha, foi o desidratador de alimentos que eu estava namorando há alguns meses. Fiquei muito feliz com este novo membro da família: seja muito feliz, viva muito e faça muito sucesso!
Meus primeiros testes foram com cascas de laranja: desidratei durante uma noite - elas ficaram sequinhas - batí no liquidificador e peneirei:

Para quem não possui um desidratador, basta colocar as cascas no forno convencional na temperatura mais baixa possível, dependendo do forno até deixar a tampa semi-aberta, mexê-las e inspecioná-las de vez em quando para que elas não queimem.

Minha intenção é utilizar as partículas como aromatizante em doces, saladas e outros pratos.
A pectina, fibra solúvel presente na casca da laranja, transforma-se numa espécie de gel no organismo, estendendo a sensação de saciedade. Dizem que se ingerida diáriamente 1 colher (chá) diluída em 100ml de água, 10 minutos antes do almoço e do jantar, auxilia no emagrecimento em até 8 Kg por mês. Ela ajuda a eliminar a gordura por meio das fezes, contribui para o melhor funcionamento do intestino e reduz o colesterol ruim do organismo.

2 comentários:

  1. que interessante essa materia!!!..imagino que deve ficar bom..numa receita de bolo de laranja!!e..gostei de saber como funciona para o organismo...

    ResponderExcluir
  2. Oi Iliane, ainda não testei em bolos de laranja, mas acredito que nesse caso é bom colocar a laranja descascada como ingrediente, pois as partículas não ficam com o gosto muito forte como é o caso da casca crua.

    ResponderExcluir