07 novembro 2009

Mochi de liquidificador feito com mochigome

É receita de hoje, é um bolinho japonês de arroz, feito com mochigome.
Embora seja consumido durante o ano todo nas mais diversas formas, sua procura é maior no Ano Novo. Nessa época o arroz é tradicionalmente sovado numa espécie de pilão até que ele vire uma massa: enquanto uns sovam-na, outros vão virando e umedecendo-a, tudo num ritmo frenético e animado que faz parte do cerimonial na passagem de ano chamado de Mochitsuki:

Depois disso ela é moldada em formatos que variam de região para região e distribuída ao público.
Desde que me conheço por gente, minha família tem o costume de tomar a sopa Ozouni no 1º dia do ano para trazer sorte. Esse prato contém legumes e ingredientes exóticos tais como kamaboko, warabi, shiitake, gobo, nabo, e claro, o mochi grelhado, que em contato com o caldo quente se funde como um queijo em contato com o calor. Os ingredientes da sopa variam dependendo da localidade:

Há infinitas variações de mochi na confeitaria japonesa, com ou sem recheio, diversos usos em caldos e até sorvetes!
Hoje preparei o meu mochi que eu deixo congelado e vou usando conforme a necessidade:

Pode ser descongelado no microondas ou diretamente na grelha ou grill. Costumo utilizá-lo colocando-o em sopas ou em forma de sobremesa com um pouquinho de adoçante e shoyu. Também fica muito bom quando é frito na manteiga.

Ingredientes:
- 300 g arroz mochigome
- 300 ml de água
- 3 colheres (sopa) amido de milho

Modo de preparo:
- Lave o arroz e deixe-o de molho na água de um dia para o outro.
- Escorra toda a água.
- Coloque metade do arroz e 300 ml de água no liquidificador e bata por 30 segundos.
- Para não forçar o motor do aparelho, aguarde alguns minutos, acrescente o restante do arroz e bata por mais 30 segundos.
- Aguarde mais alguns minutos e repita o processo, batendo tudo por mais 30 segundos. Tres vezes no mínimo - quanto mais você bater, mais macio ele ficará.
- Despeje tudo num refratário e leve ao microondas por 2 minutos na potência alta.
- Dê uma mexida e volte ao microondas por mais 2 minutos. O arroz batido se transformará numa massa bem consistente. Caso ainda esteja meio líquido, volte ao microondas por mais 30 segundos ou mais.
- Caso não possua um microondas, todo o processo descrito pode ser feito no fogão, utilizando uma panela anti-aderente.
- Coloque o amido de milho numa tigela ou prato grande. Reserve.
- Com uma colher de sopa, vá pegando pequenas porções da massa quente e vá moldando o mochi com as mãos, passando no amido de milho para não grudar. Essa etapa deve ser feita rápidamente, pois se a massa esfriar ficará difícil de ser moldada.
- Pode ser consumida logo em seguida, ou se for congelar, faça-o colocando o mochi num prato ou travessa rasa, com um pequeno espaçamento entre um e outro para que não grudem, e depois de congelados deixe armazenado em saquinhos ou recipientes plásticos.
Renderam 15 unidades!

Que eles te tragam muita sorte o ano todo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário