15 agosto 2010

Língua bovina recheada

A língua bovina, só pelo fato de ser um órgão, muitas vezes causa repugnância. Aconselho: provem!
É uma carne extremamente saborosa, tenra e cheirosa! Se não te disserem que é língua, é muito provável que vocês vão adorar!

Ingredientes da língua:
- 1 língua bovina de aproximadamente 1.5 Kg
- 3 folhas de louro
- 2 limões caipiras
- 1 colher (sobremesa) cheia de sal

Ingredientes do recheio:
- 1 cenoura pequena
- 2 ovos grandes
- 150 g de bacon em fatias
- 100 g de azeitonas verdes sem caroço
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- óleo de girassol
- 1 colher (café) rasa de sal
- 1 colher (café) rasa de aji-no-moto

Modo de preparo:
- Lave a língua com água e coloque-a numa panela de pressão, juntamente com as folhas de louro, os limões com a casca partidos em 4 partes, e o sal. Cubra com água, tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 40 minutos.
- Enquanto isso prepare o recheio: cozinhe os ovos por 10 minutos, descasque e corte-os longitudinalmente em 4 partes e reserve. Descasque a cenoura e corte-a longitudinalmente em 4 partes e reserve. Coloque um fio de óleo numa frigideira e frite as fatias de bacon até que fiquem douradas, reservando a gordura.
- Passado o tempo de cozimento da língua, escorra-a descartando a água do cozimento, as folhas de louro e os limões.
- Ainda quente, faça um corte longitudinal e superficial na pele que envolve a língua e puxe-a. Ela sairá fácilmente. Descarte-a. Nada mais além da pele deve ser removida.
- Agora, faça um corte longitudinal e profundo, de forma a abrir a língua em 2 partes - mas sem separá-las - em formato de manta, que será recheada e fechada novamente. Faça também cortes longitudinais em cada face aberta da língua para poder distribuir melhor o recheio.
- Sobre a manta, distribua o alho picado, as azeitonas, o bacon, os ovos e a cenoura. Polvilhe o sal e o aji-no-moto. Feche toda a manta, amarrando-a firmemente com barbante.
- Forre uma assadeira com papel alumínio para facilitar a limpeza posterior, e distribua uniformemente a gordura reservada da fritura do bacon. Disponha a língua, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio-alto por 30 minutos.
- Retire o papel alumínio que cobre a língua e asse por mais 10 minutos.
- Retire do forno, passe para uma travessa e regue com o caldo que ficou na assadeira. Fatie na espessura desejada e sirva.

8 comentários:

  1. Pra mim, o melhor jeito de se comer língua, é bem cozida, cortada em fatias de + ou - 1cm e comida com shoyu e wasabi. já provou?
    Ela cortada fininha, ainda meio congelada e feita na grelha como yakiniku, só temperada com sal e pimenta do reino, também fica ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, língua, shoyu e wasabi não combinam. Foi mal.....

    ResponderExcluir
  3. Não foi mal não, não sei se é invenção da minha mãe, mas desde criança que sempre comi assim, se puder um dia, quando preparar de novo esse língua recheada, pega um pedacinho dela cozida e dá uma provadinha. Só uma idéia, já que parece que você gosta de coisas novas.

    ResponderExcluir
  4. Não, obrigado..... não combina mesmo. Valew

    ResponderExcluir
  5. Se for para temperar com shoyu e wasabi, existem alimentos que ficam infinitamente mais saborosos, como por exemplo o toro.

    ResponderExcluir
  6. O abacate é dica de japonês, esse shoyu e wasabi a que me refiro, é comer como se fosse um shashimi e o que dizem do abacate(cortado em fatias, um que esteja maduro mas não mole demais), é que fica parecendo com o OTORO, porque desmancha na boca, já a língua, não rola gelada, vai a mesa fatiada e quente, com gohan, não precisa de mais nada.
    Se analisarmos, o salmão, o atum, ou qualquer outro peixe que se coma crú, sem o shoyu, não tem graça nenhuma, são sabores neutros que aceitam diversos tipos de temperos. O abacate, apesar de ser fruta, não é doce e aceita preparos para pratos salgados, como saladas, sanduiches etc. E eu acho, que a língua(hitsukoidesuka?rsrs)é a mesma coisa.
    aqui tem um link de abacate com ovas e maionese http://aiaicafe.exblog.jp/5757657/ o link seguinte, é um prato com atum(cru), abacate, tomate e shiso, temperados com shoyu e wasabi http://tomilog.ti-da.net/e2454487.html, e outro link, novamente do aiaicafe, é com abacate e tomates fatiados, servidos com um molho de dashi, shoyu e wasabi http://aiaicafe.exblog.jp/8416428/ links para receitas com língua, só achei para yakiniku, fatiadas fininhas ainda cruas, para serem levadas a grelha e depois degustadas geralmente só com sal e pimenta do reino, ao contrário do Brasil, lá no Japão, a língua custa muito caro.

    ResponderExcluir
  7. Colega, falar que abacate fica parecendo com toro, seja feliz, feche os olhos e encha a pança! Abacate prá mim, só com limão, em forma de vitamina ou grelhado!

    ResponderExcluir