05 janeiro 2010

Queijo Minas caseiro parte 4 - utilizando leite fresquinho de fazenda


Vocês acham mesmo que eu aguentei esperar prá fazer meu queijinho com o leite da fazenda né?
Não via a hora!

Além de todo processo já descrito para a fabricação do queijo a partir do leite já pasteurizado (de saquinho), é de extrema importância fazer a esterilização térmica - ou pasteurização - para que o leite fique isento de contaminações e eliminar qualquer agente transmissor de doenças que porventura possa existir nele. Esse tratamento também permite conservar o leite por um período de tempo maior.

Ingredientes:
- 1 litro de leite fresco de fazenda
- 1 colher de café de coagulante líquido dissolvido em 2 colheres de sopa de água
- morim em forma de saco (20 x 30 cm aproximadamente) ou 1 filtro de papel nº 103

Modo de preparo:
- Coe o leite e pasteurize até atingir 65ºC, mantendo-se esta temperatura por 20 minutos. Esta metodologia deve ser aplicada sómente para a fabricação de queijos.
- Depois deste tempo, deve ser resfriado a 37ºC - temperatura de adição do coagulante - em banho-maria numa bacia com gelo e água. O resfriamento deve ser feito o mais rápido possível, afim de evitar o desenvolvimento de alguns microoganismos sobreviventes.
- Feito isso, acrescente o coagulante dissolvido em água, e mexa bem durante 1 minuto para que ele se incorpore totalmente ao leite.
- Tampe e deixe descansando durante 1 hora, sem mexer em hipótese alguma.
- Passado esse tempo ele estará com a consistência de um manjar bem mole. Pegue uma faca e faça cortes verticais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte.
- Em seguida, faça cortes horizontais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte. Os cortes farão com que a massa libere o soro. Deixe em repouso por mais 5 minutos.
- Após o repouso, com o auxílio de uma escumadeira, inicie uma mexedura suave com movimentos circulares por toda a panela, lentamente para que a massa não fique muito quebrada. À medida que a massa vai se firmando, mais soro vai sendo liberado e a massa vai ficando mais rígida. Faça isso durante 20 a 30 minutos, em intervalos de 5 em 5 minutos. A massa vai se depositando no fundo da panela.
- Coloque o saco de morim sobre uma tigela grande, de forma que ele sirva de peneira, e despeje todo o conteúdo sobre ele. A massa ficará depositada nele - deixe pendurado por 30 minutos ou até que o excesso de soro seja eliminado. Ou então utilize um filtro de papel coberto com um pratinho para evitar a entrada de insetos.
- Polvilhe uma pitadinha de sal (opcional) sobre a superfície do queijo, deixe descansar assim por uns 15 minutinhos para que ele o absorva, vire o queijo e polvilhe mais uma pitadinha do outro lado. A massa ainda estará com uma certa temperatura e bem frágil, portanto o queijo deve ser manuseado com delicadeza.
- Leve para a geladeira e deixe descansando por 3 horas no mínimo, para ele adquirir consistência.

Com o soro obtido fiz um delicioso missoshiru com fatias finas de nabo, polvilhado com cebolinhas picadas (da Madá!).....

..... que foi saboreado junto com niguiris polvilhados com o furikake de shiso que eu fiz na semana do Natal e claro, umeboshi, para formar a dupla perfeita shiso-umeboshi.....

..... e iscas crocantes de pescadinha ao sumo de limão tahiti do meu pomar.....

Mucho bueno!!!!!

Quanto ao maravilhoso queijo, gente......
Sem comentários......
Deixo aquí apenas a foto, como marca da alegria de um capricho realizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário