31 agosto 2011

Orquídeas na rua


Nunca ví tantas numa única penca!!!!!!
Registrado!!!!!

Pães integrais

Não sou nenhum garoto propaganda e nem fui pago prá isso, mas tenho que confessar: eu amo estes pães!
Recomendadíssimo!!!!!!!!
Sou fã incondicional, pois são muito deliciosos!!!!! Muito mesmo!!!!!!
E olha que já provei muitos tipos, heim! Mas estes são especiais!

Mas….. se tiver que escolher só um, fico com o primeiro!
O de Castanhas-do-Pará e Quinoa ganha!
Tem pedacinhos de castanha…. hmmmmm…… divino!

Yaki manju

Olha só que bonitinhos eles são!
Claro que não só isso! Bonitinhos e gostosos! Kkkkkkkkk
Estes são com recheio de azuki:

Yaki singifica assado e manju, bolinho. Apesar de estar muito ligado à cultura japonêsa, ele é originário da China.
Há vários tipos de manju, geralmente com o mesmo recheio, mas com diferentes tipos de massa. Os da foto, tem a massa recheada com anko, que é a pasta doce e cremosa de feijão azuki. Existe também o recheio branco, à base de feijão branco.
Os relevos na parte superior, feitos com forminhas próprias, são característicos no yaki manju.

Fractals??? Não, isso é Sampa!


Numa linda tarde de sol, eis que me deparo com imensas árvores formando um lindo desenho no céu azul!
Parecem fractals, com seus padrões complexos que se repetem infinitamente!

Fractal vem do adjetivo latino fractus, que significa quebrar.
São formas geométricas abstratas de uma beleza incrível, que podem ser divididas em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original:

27 agosto 2011

Shimeji, shiitake e acelga

Um prato ultra-rápido para a despedida do meu pai, na sua visitinha rápida em meu habitat!
Eu, como fã incondicional de fungos, acho que eles combinam bem com qualquer coisa!
Foi servido junto com os filés de anchova curtidos no sake kasu. Como ele ama arroz branco japonês, não foi necessário nada mais para deixá-lo feliz!

Ingredientes:
- 200 g de shimeji branco fresco
- 100 g de shiitake desidratado
- 200 g de acelga em pedaços
- 1 colher (chá) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (chá) rasa de hondashi
- molho de soja
- sake culinário
- óleo de canola
- óleo de gergelim

Modo de preparo:
- Desfie o shimeji e reserve.
- Corte o shiitake em fatias e reserve.
- Coloque 2 fios de óleo de canola numa wok, leve ao fogo alto, assim que esquentar, coloque o shimeji, o shiitake e a acelga. Salteie até que fiquem levemente dourados.
- Tempere com aji-no-moto, hondashi, 3 fios de molho de soja e 1 fio de sake culinário. Salteie até que os temperos se incorporem ao todo.
- Desligue o fogo e regue com 2 fios de óleo de gergelim.

Filés de anchova marinados no sake kasu


A anchova por sí só já possui um sabor excepcional, uma carne que se desmancha quando crua e quando submetida à altas temperaturas, se transforma totalmente, tornando-se firme. Adoro!!!!!!!!
Adquiriu um sabor todo especial com a marinada que preparei!
Indescritível, é experimentar para saber!

Ingredientes da marinada:
- 1 colher (sopa) cheia de sake kasu
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 3 colheres (sopa) de sake culinário
- 4 colheres (sopa) de água

Ingredientes do peixe:
- 400 g de filés de anchova com pele e osso
- óleo de canola

Modo de preparo da marinada:
- Prepare a marinada na véspera, batendo todos os ingredientes no liquidificador.
- Coloque os filés de anchova num recipiente com tampa, regue a marinada e deixe descansando até o dia seguinte.

Modo de preparo do peixe:
- Coloque 2 fios de ólo de canola numa wok, leve ao fogo alto, assim que esquentar, abaixe o fogo e coloque os filés marinados para fritarem. Frite dos dois lados até que fiquem dourados.

Kigurashi no Arrietty


São muitos os animes que eu gostaria de postar em meu blog. Muitos mesmo!
Animes que me deixaram fascinado ao longo últimos tempos, ora pelo próprio desenho, ora pela própria história.
Foi o que aconteceu com Kigurashi no Arrietty, um longa de 2010.
Dirigido por Hiromasa Yonebayashi, mostra a vida de uma família de pequenos seres com 10 cm de altura, que moram embaixo do assoalho de uma casa. Arrietty é uma dessas criaturas, uma garota de 14 anos que é descoberta por um menino humano chamado Sho:

A quantidade de detalhes que estão presentes na animação, é surpreendente!

Este anime é do tipo "não acabe nunca, por favor!".

Live action x Anime

Como já foi dito, live action é o termo utilizado na mídia para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, em carne e osso.
Quanto ao anime, já foi postado uma breve descrição neste link.

Neste post estou relacionando os animes que assistí ao longo dos últimos anos e que posteriormente, tive a oportunidade de assistí-los também em live action.
Na maioria das vezes, a história mostrada no anime não é uma cópia perfeita da mostrada no live action e vice-versa, onde muitas cenas são interpretadas de forma diferente, geralmente os diretores são diferentes, porém, a essência do todo é preservada.
Muitos animes são lançados após o live action, porém, recomendo assistir primeiro ao anime e depois, ao live action - é uma experiência muito bacana assistir ao anime interpretado por seres humanos, depois de ter assistido a animação - vocês não fazem idéia!!!!!!

GTO - GREAT TEACHER ONIZUKA

Traz a história de Onizuka Eikichi, um mulherengo de 22 anos que no seu tempo de escola era líder de uma gangue de motoqueiros e faixa preta em karate, porém, ainda um rapaz virgem que quer se entregar à mulher que o destino colocar em sua vida.
Depois de se formar numa faculdade de 5ª categoria, resolve exercer a profissão de professor, mesmo não tendo a mínima aptidão para o cargo. Com muito sacrifício, Onizuka consegue um emprego em um colégio e vai dar aula para uma turma fora do normal. Utilizando métodos pouco convencionais, ele procura colocar seus alunos na linha, tornando-se amigo, compreendendo-os e mostrando à eles que um professor também possui sentimentos.
O live action lançado em 1998, foi dirigido por Masayuki Suzuki:


O anime, de 1999, dirigido por Naoyasu Hanyu e Noriyuki Abe, traz um Onizuka loiro e conta com 43 capítulos:


MAISON IKKOKU

Um anime de 1986, dirigido por Kazuo Yamazaki, Takashi Anno e Naoyuki Yoshinaga, composto de 96 capítulos, conta a história de um grupo de moradores que vivem numa pensão em Tokyo, nos anos 80. Suas principais atividades resumem-se em promover festinhas intermináveis na pensão, se embebedar e rir da desgraça alheia. A história focaliza especialmente a relação entre Yusaku Godai, um pobre e azarado vestibulando constantemente azucrinado pelos outros moradores e Kyoko Otonasahi, uma jovem e bela viúva contratada como zeladora da pensão.
No episódio final da série, o Japão simplesmente parou para assistí-lo e 94% dos aparelhos de TV de todo o país acompanharam seu último capítulo.
Em 2007, foi lançado o 1º episódio do live action, dirigido por Katsuhide Motoki:


Em 2008, foi lançado o 2º episódio do live action, dirigido por Akabane Hiroshi:


NANA

Já postado aquí, uma história muito comovente que me prendeu do início ao fim!


DMC - DETROIT METAL CITY

O anime, de 2008, dirigido por Hiroshi Nagahama e composto apenas de 12 episódios, conta a história de Negishi Souichi, um garoto simples do interior que se muda para Tokyo para cursar a Universidade. Sonha em formar uma banda e cantar músicas alegres e românticas. Com o tempo, consegue realizar seu desejo, mas não exatamente do modo como esperava, tornando-se vocalista de uma banda agressiva de Death Metal, o Detroit Metal City.
Não sei definir até hoje, se gostei ou não do anime. Cenas com muitas informações me deixam meio confuso, mas duas coisas me prenderam muito: a dupla personalidade de Negishi, que o mete em situações comprometedoras complicando muito sua vida e a excelente atuação da belíssima Yasuko Matsuyuki como presidente da Death Records, uma mulher muito louca!!!!!!!!
No mesmo ano, foi lançado logo em seguida o live action, dirigido por Toshio Lee. Na minha opinião, muito mais interessante que o anime:

Uragiri wa boku no namae wo shitteiru


Traduzindo para o portugues, "A traição conhece o meu nome", é um anime de 2010, dirigido por Katsushi Sakurabi, com 24 episódios.
Trata-se da história de um rapaz chamado Sakurai Yuki, que cresceu num orfanato e busca o motivo de sua existência. Embora não se lembre, Yuki na verdade é a reencarnação de uma guerreira, que era namorada do demônio Ruka. Yuki possui um poder especial capaz de curar as pessoas feridas por demônios, absorvendo sua dor.

Não é o tipo de anime que te prende do começo ao fim, mas uma coisa me chamou muito a atenção ao longo dos episódios: o corte de cabelo dos personagens! Incrível!!!! Fantástico!!!!!!!!

26 agosto 2011

Nana

É a cativante história de duas garotas que tem a mesma idade e o mesmo nome: Nana.
Enquanto Nana Osaki é uma uma garota forte, cantora de rock, totalmente independente e com muita vontade de vencer na vida, Nana Komatsu é uma garota meiga e desajeitada, que quer mostrar ao mundo que não é uma qualquer recém-saída da adolescência.
Coincidentemente se encontram em um trem a caminho de Tokyo e por uma coincidência maior ainda, acabam dividindo o mesmo apartamento. A partir daí, começa uma grande história de amizade.

O longa, de 2005, dirigido por Kentarou Ootani, trata-se de um live action, termo utilizado na mídia para definir os trabalhos que são realizados por atores reais, em carne e osso:


Em 2006 foi lançado Nana 2, dando-se continuidade à história, onde as duas amigas continuam a lutar pela vida e tentam manter a amizade acima de tudo:


Destaque especial para uma das protagistas da história, a lindíssima atriz, cantora e modelo Mika Nakashima, que fez o papel de Nana Osaki:


Em 2006, foi lançado também o anime com 50 capítulos, dirigidos por Morio Asaka:


Vale muitíssimo a pena assistir!!!!!! Vocês vão se apaixonar!
Aconselho assistir primeiro ao anime e depois ao live-action! É muito divertido assistir a animação e depois acompanhar os longas com personagens humanos!

22 agosto 2011

Requeijão cremoso caseiro

Hoje preparei um requeijão cremoso caseiro, a partir do queijo Minas caseiro!
Querem saber?
Ficou ma-ra-vi-lho-so! Levemente aerado!
Recomendadíssimo, não só pelo sabor, mas também pelo baixo teor de gordura saturada, se comparado ao industrializado!

Se for preparar o queijo Minas caseiro para empregar nesta receita, utilize 2 litros de leite pausterizado tipo C, separando primeiramente, os 150 ml de leite que serão fervidos e siga o procedimento descrito aquí, até a etapa do dessoramento de 30 minutos. Se estiver com pressa, siga o procedimento descrito aquí, separando também os 150 ml de leite que serão fervidos.
Recomendo não comprar o queijo pronto, mas sim, prepará-lo você mesmo, assim você terá um queijo Minas caseiro bem macio para o preparo do seu requeijão! Mas se mesmo assim quiser comprá-lo pronto, faça-o, podendo substituí-lo pela ricota que é um queijo ainda mais magro.
Finalmente, se for comprar o queijo pronto e não quiser abrir um saquinho ou caixinha de leite para utilizar apenas os 150 ml que serão fervidos, utilize em substituição, leite em pó e água fervente.

Ingredientes:
- 150 ml de leite fervente tipo C pasteurizado (o mesmo utilizado para preparar o queijo) ou 150 ml de leite desnatado ou 100 ml de água fervente + 1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado
- 50 g de margarina light
- 400 a 450 g de queijo Minas caseiro ou ricota
- 100 g de creme de leite light sem soro
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal

Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, na ordem descrita e bata por 3 minutos.
- Transfira todo o conteúdo para um pote herméticamente fechado e leve para refrigerar por 24 horas, para adquirir consistência.
- Passado o tempo, volte a misturar bem com o auxílio de um fouet.

Mantenha sob refrigeração e consuma no prazo de 1 semana.
Como o dessoramento do queijo Minas caseiro foi mínimo (30 minutos), quando armazenado em descanso, o requeijão tende a liberar soro, então, sempre que for consumí-lo misture-o muito bem. Se preferir, coloque um pedaço de morim sobre uma peneira, e coloque o requeijão para dessorar, dentro da geladeira, de um dia para o outro.

Panquecas integrais de repolho e cebola


Fiquei um bom tempo sem comer panquecas, adorooooo!!!!!
Já que decidí prepará-las hoje, resolví dar uma incrementada, fazendo-as integrais. Renderam 4 unidades de bom tamanho!

Ingredientes da massa:
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- 1 ovo extra grande
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) rasa de margarina light
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
- 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
- óleo de canola para fritar a massa

Ingredientes do recheio:
- 300 g de repolho finamente fatiado
- 100 g de cebola finamente fatiada
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- 1/2 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1/2 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- óleo de canola

Modo de preparo do recheio:
- Coloque um fio de óleo de canola numa frigideira anti-aderente e leve ao fogo. Assim que esquentar, acrescente o alho picado, o repolho e a cebola, tempere com sal e aji-no-moto e salteie até que fiquem levemente dourados.
- Desligue o fogo e reserve.

Modo de preparo da massa:
- Bata todos os ingrediente da massa no liquidificador.
- Leve ao fogo uma frigideira anti-aderente de aproximadamente 22 cm de diâmetro, com um fio de óleo de canola. Assim que esquentar, abaixe o fogo e com o auxílio de uma concha, coloque uma porção da massa e doure dos dois lados.

Montagem:
- Divida o recheio em 4 porções, recheie as panquecas e enrole-as.

Um prato super rápido e gostoso!
Há quem não goste de panquecas?

21 agosto 2011

Jumbo udon

Nas minhas andanças pelo bairro da Liberdade, em São Paulo, acabei comprando este delicioso udon, bem espesso, para ser utilizado em alguns pratos num futuro próximo:

Trata-se de um udon pré-cozido e não necessita de refrigeração até que a embalagem seja aberta: tudo de bom!!!!!!!
Para prepará-lo basta aquecê-lo no microondas ou então, colocá-lo em água fervente por 1 ou 2 minutos e mandar ver!!!!!!
O pacote tem 500 gramas divididos em 3 porções, mas na verdade, depois que pesei na minha balança, acusou 650 gramas - uau, 150 gramas vieram de lambuja!!!!!!! Kkkkkkkkkk!!!!!!!!

Purê de kabocha com aveia e linhaça


Hoje preparei esta variação do purê de kabocha. Este prato realmente fica muito bom e tem uma ótima digestibilidade!
Esta versão, mais saudável, é rica em fibras e nutrientes, trazendo muitos benefícios ao nosso organismo!

Ingredientes:
- 1 Kg de abóbora kabocha
- 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
- 2 colheres (sopa) rasas de sementes de linhaça douradas trituradas
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (sobremesa) rasa de hondashi
- 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo:
- Descarte as sementes da abóbora e corte-a em pedaços, com a casca. Coloque na panela de pressão, cubra com água e cozinhe na pressão, fogo brando, por 8 minutos.
- Escorra, transfira tudo para uma bacia e amasse até virar um purê.
- Tempere com sal, aji-no-moto, hondashi e azeite de oliva extra-virgem.
- Acrescente a aveia em flocos e as sementes de linhaça trituradas, misturando tudo muito bem, até que todos os ingredientes fiquem incorporados à massa.
- Mantenha sob refrigeração até o momento de ser consumido.

E viva o kabocha!!!!!!!!
Vivaaaaaaa!!!!!!!!!!

12 agosto 2011

Purê de kabocha e batatas

Dois ingredientes e a necessidade de um prato rápido, pois não podia perder muito tempo na cozinha hoje!
Resultado: purê!

Ingredientes:
- 1 Kg de abóbora kabocha
- 500 g de batatas
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (sobremesa) rasa de hondashi
- 1 colher (sobremesa) cheia de manteiga sem sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de orégano

Modo de preparo:
- Descarte as sementes da abóbora e corte-a em pedaços, com a casca. Coloque na panela de pressão.
- Descasque as batatas, corte-as em pedaços e acrescente à panela. Cubra com água e cozinhe tudo na pressão, fogo brando, por 10 minutos.
- Escorra, transfira tudo para uma bacia e amasse até virar um purê.
- Tempere com sal, aji-no-moto, hondashi e manteiga.
- Misture tudo muito bem, até que os temperos fiquem todos incorporados à massa.
- Acrescente o orégano e revolva ligeiramente.

Foi consumido quente mesmo, mas pode-se deixá-lo na geladeira, assim, além de geladinho, irá adquirir consistência e ficará mais firme!

Queijo Mozzarella caseiro parte 5 - maturando

Como já foi dito anteriormente, maturar o queijo significa amadurecê-lo, dar-lhe uma qualidade melhor, estabilizá-lo, dar mais aroma e sabor e melhorar seu fatiamento e ralagem.
Conforme o queijo vai sendo seco e perdendo sua umidade, ele pode ser envelhecido por mais tempo, melhorando muito suas qualidades devido às bactérias vivas que ainda estão trabalhando após a refrigeração do queijo e que mudam a estrutura de sua proteína.
Para maturar seu mozzarella caseiro, vire, seque com papel toalha e embrulhe-o diáriamente com filme plástico durante um mês, deixando-o armazenado na parte menos fria da geladeira. Depois de um mês, repita o processo a cada três dias.
O meu, deixei maturando apenas por um mês - não aguentei esperar mais do que isso!!!!!
Ficou levemente amarelo e sequinho!
O aroma e o sabor ficaram inacreditável e deliciosamente mais intensos e penetrantes - esperei tanto e vai ser devorado em poucos dias..........

10 agosto 2011

Croquetes integrais de salmão


Simples aperitivos ou como guarnições nas refeições do dia a dia, estes croquetes ficam deliciosos!
Por serem frituras, eu ainda prefiro comê-los com uma tigelinha de arroz japonês branquinho e quentinho. Tudo a ver!!!!!

Ingredientes:
- 400 g de filé de salmão picado
- 150 g de cebola picada
- 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
- 1 ovo extra grande
- 100 g de farinha de trigo integral
- 50 g de aveia em flocos
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Com exceção do óleo de canola, coloque os demais ingredientes numa tigela e misture até ficar homogêneo.
- Deixe na geladeira por no mínimo 1 hora, para que a massa fique mais firme.
- Coloque o óleo de canola numa frigideira para fritura por imersão e ligue o fogo.
- Assim que o óleo estiver quente, com o auxílio de uma colher de sopa, pegue porções da massa e, com outra colher de sopa, escorregue-as no óleo, fritando-as até que fiquem douradas.
- Escorra e sirva.

08 agosto 2011

Sopa de galinha e legumes

Esta sopa deliciosa, com muita sustância, é ótima para fornecer vigor e energia ao nosso organismo, para encarar essas mudanças repentinas de temperatura que vem ocorrendo últimamente!

Deve ser preparada com 8 horas de antecedência, para poder deixar o feijão de molho e também descartar o excesso de gordura liberada pelo frango.
Vale a pena! É um prato completo e fica delicioso!

Ingredientes:
- 800 g de peito de frango
- 100 g de feijão branco
- 150 g de cenoura
- 250 g de abobrinha italiana
- 150 g de gobo
- 250 g de abóbora kabocha
- 100 g de vagem macarrão
- 200 g de tomate longa vida verde
- 100 g de cebola picada
- 200 g de acelga em pedaços
- 1 colher (sopa) cheia de manteiga sem sal
- 2 colheres (sobremesa) rasas de sal
- 2 colheres (sobremesa) rasas de aji-no-moto
- macarrão fusilli (parafuso) a gosto (opcional)
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Coloque o peito de frango na panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 20 minutos, na pressão, em fogo brando.
- Com o auxílio de uma escumadeira, retire o peito cozido, desfie toda a carne desprezando os ossos e reserve na geladeira.
- Mantenha o caldo remanescente na panela, assim que esfriar leve à geladeira. Depois de gelado, com o auxílio de uma peneira, retire toda a gordura que se formou na superfície e descarte. Mantenha o caldo na panela, sob refrigeração.
- Deixe o feijão de molho em água fria por 8 horas.
- Passado o tempo de molho do feijão, escorra e coloque na panela onde está o caldo.
- Corte os legumes em pedaços e acrescente à panela, com exceção da cebola e da acelga. Se necessário, acrescente mais água e cozinhe por 10 minutos, na pressão, em fogo brando.
- Se for colocar o macarrão, cozinhe-o até que esteja al dente, escorra e reserve.
- Bata todos os legumes cozidos grosseiramente no liquidificador e volte tudo para a panela. Leve ao fogo alto.
- Acrescente o frango desfiado, a manteiga, tempere com sal e aji-no-moto.
- Coloque dois fios de óleo de canola numa frigideira e acrescente a cebola picada. Assim que dourar, acrescente 2 conchas da sopa e volte tudo para a panela.
- Assim que a sopa começar a ferver, acrescente os pedaços de acelga e desligue o fogo.
- Ao servir, coloque o macarrão a gosto na tigela e cubra com a sopa.