22 agosto 2011

Requeijão cremoso caseiro

Hoje preparei um requeijão cremoso caseiro, a partir do queijo Minas caseiro!
Querem saber?
Ficou ma-ra-vi-lho-so! Levemente aerado!
Recomendadíssimo, não só pelo sabor, mas também pelo baixo teor de gordura saturada, se comparado ao industrializado!

Se for preparar o queijo Minas caseiro para empregar nesta receita, utilize 2 litros de leite pausterizado tipo C, separando primeiramente, os 150 ml de leite que serão fervidos e siga o procedimento descrito aquí, até a etapa do dessoramento de 30 minutos. Se estiver com pressa, siga o procedimento descrito aquí, separando também os 150 ml de leite que serão fervidos.
Recomendo não comprar o queijo pronto, mas sim, prepará-lo você mesmo, assim você terá um queijo Minas caseiro bem macio para o preparo do seu requeijão! Mas se mesmo assim quiser comprá-lo pronto, faça-o, podendo substituí-lo pela ricota que é um queijo ainda mais magro.
Finalmente, se for comprar o queijo pronto e não quiser abrir um saquinho ou caixinha de leite para utilizar apenas os 150 ml que serão fervidos, utilize em substituição, leite em pó e água fervente.

Ingredientes:
- 150 ml de leite fervente tipo C pasteurizado (o mesmo utilizado para preparar o queijo) ou 150 ml de leite desnatado ou 100 ml de água fervente + 1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado
- 50 g de margarina light
- 400 a 450 g de queijo Minas caseiro ou ricota
- 100 g de creme de leite light sem soro
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal

Modo de preparo:
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador, na ordem descrita e bata por 3 minutos.
- Transfira todo o conteúdo para um pote herméticamente fechado e leve para refrigerar por 24 horas, para adquirir consistência.
- Passado o tempo, volte a misturar bem com o auxílio de um fouet.

Mantenha sob refrigeração e consuma no prazo de 1 semana.
Como o dessoramento do queijo Minas caseiro foi mínimo (30 minutos), quando armazenado em descanso, o requeijão tende a liberar soro, então, sempre que for consumí-lo misture-o muito bem. Se preferir, coloque um pedaço de morim sobre uma peneira, e coloque o requeijão para dessorar, dentro da geladeira, de um dia para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário