29 setembro 2010

Ponta de peito com batatas e shimeji

Esse friozinho que tem feito últimamente aguça meus instintos gastronômicos!
Hoje preparei este prato delicioso para comer com um arroz branquinho, quentinho e fresquinho, juntamente com uma salada de brócolis al aglio e olio!

É impressionante como o prato fica enriquecido quando adicionamos shimeji! Seu umami transforma um simples prato, inevitávelmente, numa iguaria!
Ahhhh……. tão bom!!!!!!

Ingredientes:
- 1 Kg de ponta de peito
- 500 g de batatas
- 1 cebola grande
- 200 g de shimeji
- 1 colher (sopa) rasa de alho picado
- óleo de milho
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto

Modo de preparo:
- Descasque as batatas e corte-as em pedaços. Reserve.
- Pique a cebola e reserve.
- Desfie o shimeji e reserve.
- Corte a carne em pedaços, descartando ao máximo a gordura. Reserve.
- Coloque 1 fio de óleo de milho na panela de pressão e acrescente a cebola picada. Leve ao fogo e quando começar a dourar, acrescente o alho picado. Assim que dourar bem, acrescente os pedaços de carne, tempere com o sal e o aji-no-moto e deixe refogando por 1 minuto.
- Acrescente água 2 dedos abaixo do nível da carne. Acrescente os pedaços de batatas por cima, tampe a panela e leve ao fogo alto. Depois que a panela pegar pressão, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhando por 8 minutos.
- Passado o tempo retire sómente os pedaços de batatas, tampe novamente a panela e deixe a carne cozinhando por mais 30 minutos em fogo baixo.
- Passado o tempo, retire a pressão e leve ao fogo médio até que o líquido reduza um pouco, o suficiente para que o prato não fique seco, mas deliciosamente úmido.
- Atingido o ponto, acrescente o shimeji desfiado e os pedaços de batatas. Dê uma revolvida, aguarde 1 minuto, desligue o fogo e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário