23 setembro 2010

Croquetes de merluza com batatas

Estes croquetes são muito leves e desmancham na boca!
O sabor da merluza até acaba lembrando um pouco o sabor do bacalhau, além de ter um custo menor, lembrando que é uma atitude muito saudável ingerir frutos do mar com frequência!

Ingredientes:
- 400 g de filé de merluza
- 500 g de batatas
- 1 cebola pequena
- 1 colher (sobremesa) rasa de alho picado
- azeite de oliva
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 xícara (chá) cebolinha picada
- 2 gemas de ovos extra grandes
- 6 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
- farinha de trigo para empanar
- 2 claras de ovos batidas com água
- panko

Modo de Preparo:
- Descasque as batatas, corte em pedaços menores e cozinhe na pressão por 10 minutos, em fogo brando. Escorra, esprema e reserve.
- Pique a cebola e reserve.
- Corte a merluza em pedacinhos pequenos e reserve.
- Numa frigideira anti-aderente, coloque 2 fios de azeite de oliva, acrescente a cebola e o alho picados e leve ao fogo alto. Assim que ficarem dourados, acrescente a merluza e dê uma leve refogada. Tempere com sal e aji-no-moto, e desligue o fogo. Quando esfriar, acrescente a cebolinha picada. Reserve.
- Numa bacia, bata as gemas, acrescente a farinha de trigo e as batatas espremidas e misture bem. Incorpore o refogado misturando tudo muito bem.
- Deixe a massa na geladeira no mínimo por 2 horas, para que ela adquira firmeza.
- Com o auxílio de 1 colher de sopa, pegue uma porção da massa e, com o auxílio de outra colher de sopa, deslize-a sobre a farinha de trigo.
- Molde os croquetes ao mesmo tempo que passa na farinha de trigo.
- Passe-os cuidadosamente na clara de ovo batida com água e em seguida, no panko, moldando-os novamente. Frite em óleo quente até ficarem dourados.

Renderam 22 unidades de bom tamanho, e eu fiquei muito feliz pois poderei saboreá-las por alguns dias a mais!

6 comentários:

  1. Que maravilha que ficou, deu ate água na boca, imagine essa receita maravilhosa com recheio de bacalhau garanto que não sobraria nada para guardar, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Já fiz ela com bacalhau e ficou DEMAIS! Olhe no link "Croquetes de bacalhau com batatas" do dia 11/set, e você verá a receita!

    ResponderExcluir
  3. Olá Kamikaze,
    Adoramos peixe aqui em casa, mas tentamos evitar bravamente as frituras. Estou tentando fazer um bolinho de peixe assado. Dúvida: será que essa sua receita poderia ser assada em uma daquelas formas de takoyaki?
    Obrigado pelo incentivo e um abração.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mauro! Parabéns pelo seu blog, está ficando cada dia mais legal, gosto muito da sua forma de escrever e descrever as coisas! Olha, não sei te dizer qual seria o resultado se essa massa fosse usada numa forma de takoyaki, pois nunca fiz o teste. Se você conhece o takoyaki, deve saber que a massa é bem líquida, muito parecida com aquelas massas de tortas de liquidificador, né? Na receita do croquete, as batatas já vão cozidas, falta a farinha e o peixe, que são ingredientes relativamente rápidos de serem cozidos/assados. Se você assar em fogo baixo, talvez dê o mesmo resultado da minha receita de "Hamburgers de atum e batatas" (http://kamikazecomlarica.blogspot.com/2010/10/hamburgers-de-atum-e-batatas.html). Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado! Perguntei porque amanhã vou dar uma passada lá na Liberdade. Sempre compro o takoyaki (para viagem) de um senhor na Galvão Bueno, uns dois quarteirões abaixo do instituto cultural. Por ali, também tem uma loja que vende o takoyaki-ki. Acho que vou ousar um pouco e comprar a forma na esperança de um dia acertar o bolinho de peixe assado, talvez retirando a farinha da receita ou inventando outra coisa qualquer. Vamos ver.

    ResponderExcluir
  6. Como vc já deve saber, o arroz é um ítem indispensável nas refeições japonesas. É um arroz diferente do nosso, sem tempero, sem óleo, e na minha opinião, ele combina muito bem com frituras, de certa forma, balanceando o óleo utilizado na fritura. Eu adoro frituras, mas não abuso muito, é uma vez ou outra, e sempre com o arroz branco japones! A sopinha de soja, tb vai muito bem!

    ResponderExcluir