10 julho 2011

Queijo Minas caseiro parte 7 - novos testes com leite UHT

Como já havia dito aquí, o leite UHT de caixinha não possibilita a formação de uma boa coalhada para a fabricação de queijos, devido à temperatura utilizada no processo de beneficiamento (135º C).
Porém……. como havia uma caixinha de leite, digamos "sobrando", aquí na despensa e como eu não tinha nada prá fazer, resolví fazer uns testes - mas tú és muito teimoso heim!!!!!!!!!!!!
Diferente do processo utilizado aquí, desta vez preparei a massa adicionando iogurte e coagulante líquido, para ver qual seria a reação.

Utilizei os seguintes ingredientes:
- 1 litro de leite integral UHT, de caixinha
- 1/2 colher (sopa) de iogurte integral
- 1/2 colher (sobremesa) de coagulante líquido
- morim de aproximadamente 30 x 30 cm
- 1 termômetro de cozinha

Seguí o processo já descrito aquí, porém, com algumas modificações que explico a seguir.
Começando pela coalhada que se formou, ficou extremamente mole, quase nem dando para ser cortada - práticamente líquida.
Após uma mexedura muito lenta, coloquei para dessorar por 24 hs, na geladeira. Não despejei água frevente e nem fiz a salga.
Diferente do resultado deste teste, produzí um queijo de 320 gramas, bem úmido, com a consistência de um patê e levemente adocicado, deduzindo assim, que o iogurte e o coagulante líquido fizeram a diferença.

Conclusão: dá para fazer queijo sim, com o leite UHT de caixinha, mas um queijo diferente do Minas caseiro tradicional e igualmente muito saboroso! Digamos um queijo Minas-soft caseiro!
Uma boa notícia para os meus amigos que moram no Japão, ansiosos para prepararem seu próprio queijinho caseiro, já que por lá é tão difícil encontrar leite pasteurizado ou crú! Fica aquí a minha singela homenagem à vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário