23 julho 2011

Queijo Mozzarella caseiro parte 4 - utilizando o microondas

Este método é similar ao utilizado aquí, a diferença consiste no uso do microondas para fazer o esticamento da massa.
Fiz este teste para saber se o microondas possibilita um esticamento melhor, seguindo o método tradicional. De fato, é vero, porém houve uma grande liberação de soro, um soro bem esbranquiçado e espesso, dando a impressão de que meu trabalho estava indo por ralo abaixo…… recolhí tudo numa tigela, para bebê-lo geladinho! Rsrsrsrsrs……
Mas, continuando, o rendimento foi bem menor que o do método anterior: 4 litros de leite renderam um queijo de apenas 400 gramas…..
Conclusão: o método anterior, utilizando água quente, é mais indicado!!!!!!!!

Ingredientes:
- 4 litros de leite tipo C pasteurizado
- 60 g de iogurte integral natural
- 1 colher (sopa) de coagulante líquido
- 50 g de sal
- 2 litros de água na temperatura de 10 a 12ºC
- morim de aproximadamente 40 x 40 cm
- 1 termômetro de cozinha

Modo de preparo:
- Aqueça o leite até que ele atinja a temperatura de 37ºC.
- Desligue o fogo e acrescente o iogurte misturando bem. Logo em seguida, acrescente o coagulante líqudido e mexa bem para que ele se incorpore totalmente ao leite.
- Tampe e deixe descansando por 1 hora, sem mexer em hipótese alguma.
- Passado esse tempo ele estará com a consistência de um manjar bem mole. Pegue uma faca e faça cortes verticais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte.
- Em seguida, faça cortes horizontais em forma de xadrez, com espaçamentos de 2 cm entre cada corte. Os cortes farão com que a massa libere o soro. Deixe em repouso por mais 5 minutos.
- Após o repouso, com o auxílio de uma escumadeira, inicie uma mexedura suave com movimentos circulares por toda a panela, com o auxílio de uma escumadeira. À medida que a massa vai se firmando, mais soro vai sendo liberado e a massa vai ficando mais rígida. Faça isso durante 30 minutos, em intervalos de 5 em 5 minutos. A massa vai se depositando no fundo da panela.
- Leve tudo ao fogo baixo e aqueça até que atinja a tempertura de 43°C, mexendo lentamente.
- Depois de aquecido, continue mexendo lentamente durante 10 minutos, em intervalos de 2:30 em 2:30 minutos, para que a massa fique com uma boa consistência.
- Afunde uma peneira sobre a massa e com o auxílio de uma concha, retire o excesso de soro que se formou na panela (fica a critério reservar este soro para aproveitar em outras receitas).
- Coloque o morim sobre um escorredor grande e despeje todo o conteúdo sobre ele. A massa ficará depositada nele - deixe dessorando durante 6 horas a uma temperatura de 15ºC a 20ºC.
- Passado o tempo, faça um teste de filagem: corte uma fatia pequena e fina da massa e coloque em água com uma temperatura de 85ºC por alguns segundos. Tente esticar a massa lentamente. Se ela esticar bem como um chiclete, sem quebrar, ela estará pronta para ser filada.
- Para filar a massa, corte-a toda em fatias finas e transfira-a para um refratário. Coloque a massa por 1:30 minutos no microondas, potência máxima. Isso fará com que mais soro seja liberado com o seu aquecimento. Amasse a massa por 1 minuto para que libere mais soro, que é então descartado.
- Coloque a massa novamente no microondas, potência máxima, por 50 segundos. Isto fará com que ela fique mais firme e comece a esticar. Amasse a massa por 1 minuto para que libere mais soro, que é então descartado. Neste momento, a massa se parece mais com a mozzarella e pode ser fácilmente esticada utilizando seu peso próprio:

- O ciclo final é novamente no microondas, potência máxima, por 40 segundos. A massa deve agora ser bem esticada por 1 minuto. Neste ciclo ela pode estar muito quente, então, utilize luvas de borracha ou uma colher de madeira. Levante a massa esticando-a em torno de uma colher de madeira e gire enrolando-a e formando uma bola de massa lisa.
- Molde uma grande bola e coloque-a na forma de sua preferência, apertando com as mãos para dar o formato. Uma vez dentro da forma, coloque o queijo dentro de 1 litro de água na temperatura de 10 a 12ºC, durante aproximadamente 30 minutos.
- Depois de frio, retire o queijo da água e da forma e coloque-o numa salmoura por aproximadamente 3 horas, dissolvendo o sal em 1 litro de água na temperatura de 10 a 12ºC.
- Retire o queijo da salmoura, enxugue e guarde-o em embalagem herméticamente fechada sob refrigeração. Aguarde 24 horas para consumir.

Um comentário: