12 julho 2010

Trouxinhas vietnamitas de pernil

Estas trouxinhas foram fritas na água. Sim! Na água!
É possível fazê-lo, eliminando-se assim boa parte do óleo que seria utilizado caso fossem fritas de maneira convencional:

Ingredientes:
- 6 folhas de papel de arroz
- 250 g de pernil
- 150 g de repolho
- 1 cebola pequena
- 1 colher (café) rasa de alho picado
- 1 colher (café) rasa de sal
- 1 colher (café) rasa de aji-no-moto
- 1/2 copo (americano) de água
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Pique o pernil e reserve.
- Corte separadamente o repolho e a cebola em fatias finíssimas e reserve.
- Coloque um fio de óleo de canola numa wok e leve ao fogo. Acrescente o alho picado, e assim que começar a dourar, coloque o pernil picado. Assim que estiver cozido, acrescente a cebola e, quando esta murchar, acrescente o repolho e tempere com sal e aji-no-moto. Quando o repolho murchar, desligue o fogo e coloque um fio de óleo de gergelim. Reserve.
- Coloque as folhas de papel de arroz de molho numa tigela com água, aguardando 1 minuto para que elas amoleçam e vá colocando uma por vez sobre um pano limpo. Coloque então outro pano limpo por cima, para que ele absorva o excesso de água. Retire o pano de cima e recheie o papel de arroz com 1/6 do refogado, una as pontas dando o formato de uma trouxinha. As pontas unidas ficarão voltadas para baixo, isto é, serão a base da trouxinha. Recheie um por vez, deixando os demais na tigela com água, pois o papel de arroz depois de umedecido, fica meio pegajoso, podendo dificultar seu manuseio. Enquanto prepara as restantes, vá reservando as prontas sobre uma tábua de polipropileno ou de madeira.
- Coloque um fio de óleo de canola numa frigideira anti-aderente e leve ao fogo. Assim que estiver quente, coloque as trouxinhas, acrescente a água, tampe e frite até que fiquem douradas na base. Não é necessário fritar a parte superior.

Deliciosas, ficam crocantes por baixo e macias por cima!
O recheio então, nem se fala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário