12 fevereiro 2010

Berinjelas com takenoko ao umami de shimeji

Hoje fiquei salivando prá comer berinjelas. Fui comprá-las correndo e pensei: já que a vontade é tanta, tive o trabalho de ir lá comprar, então vou mais é caprichar!
Coloquei só ingredientes que eu amo, não muita coisa prá não virar uma gororoba e não sentir o sabor de nenhum dos ingredientes, mas coisinhas simples e diga-se de passagem, chiques!

Ingredientes:
- 3 berinjelas pequenas e firmes
- 300 g takenoko
- 200 g shimeji branco
- 1 pimenta dedo-de-moça grande
- sal a gosto
- aji-no-moto a gosto
- 2 colheres (sopa) sake culinário
- 2 colheres (sopa) manteiga
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Corte as berinjelas em palitos com a casca, no sentido do comprimento, numa espessura de aproximadamente 1/2 cm. Reserve.
- Descasque o takenoko e corte em pedaços de 2 cm. Leve para ferver por 15 minutos, descarte a água e reserve.
- Desfie o shimeji em pedaços menores. Reserve.
- Corte a pimenta dedo-de-moça em fatias finas. Reserve.
- Leve uma wok ao fogo alto, coloque um fio de óleo de canola e a pimenta dedo-de-moça.
- Assim que ficarem douradas, acrescente a manteiga e as berinjelas. Deixe até que amoleçam e peguem cor.
- Acrescente o takenoko e o shimeji, tempere com sal e aji-no-moto a gosto, e deixe refogar por mais 1 minuto.
- Acrescente o sake culinário, dê mais uma mexida e desligue o fogo.
- Finalize com óleo de gergelim a gosto.

Hmmmmm.............
Me deixem, me deixem!!!!!
O umami do shimeji é simplesmente coisa de outro mundo!
Para o suplício dos meros mortais, seu aroma invade a cozinha inteira!
Tudo, absolutamente tudo combinou nesse prato!
Agora me deixem, me deixem!!!!! Rsrsrsrsrsrs........

Nenhum comentário:

Postar um comentário