09 maio 2011

Seitan caseiro com farinha de trigo comum


Conhecido também como carne vegetal, tem um aspecto semelhante à carne e é um alimento básico da dieta vegetariana equilibrada.
O seitan é um produto feito a partir do trigo, concentrando toda a parte proteica do cereal - o glúten.
Rico em proteínas e pobre em gorduras e carboidratos, cerca de 180 g de seitan são suficientes para satisfazer as necessidades proteicas diárias.

O valor nutricional de 100 g de seitan é o seguinte:
- 90 calorias
- 19.6 g de proteínas
- 3 g de carboidratos
- 0 g de gorduras
- 0.8 g de fibras
- 109 mg de potássio
- 35 mg de cálcio
- 2.1 mg de ferro
- 23 mg de magnésio
- 1.1 mg de zinco

Ingredientes:
- 1 kilo de farinha de trigo
- 3 xícaras (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de molho de soja
- 1 tira de 5 cm de alga kombu
- 1 colher (chá) rasa de gengibre fresco ralado

Modo de preparo:
- Misture a farinha com a água, sovando como se fosse massa de pão, até formar uma bola homogênea. Acrescente mais água se necessário, para ficar nessa consistência. Deixe de molho em uma bacia, coberta com água de um dia para o outro.
- Depois do período de descanso, dentro da pia, coloque a massa dentro de um escorredor e este, dentro de uma bacia. Para que o amido seja totalmente retirado, de modo a ficar apenas a parte proteica ou o glúten, comece novamente a sovar a massa, espremendo-a bem com os dedos sob a água corrente, até que a água comece a sair quase transparente. Nesse momento, pedaços da massa se soltam do todo, porém quando terminar a lavagem, basta juntar as partes, que a massa voltará a ficar uniforme. O resultado é uma massa bege gomosa e elástica, que é o glúten:

- Deixe o glúten a repousar durante 30 minutos dentro da água e posteriormente cozinhe-o por 20 minutos na panela de pressão, em fogo brando, num caldo condimentado com o molho de soja, alga kombu, gengibre fresco ralado e água suficiente para o cozimento.
- Escorra o excesso de líquido, corte em pedaços e conserve em geladeira num pote fechado ou então congele-o para uso posterior:

1 Kg de farinha de trigo rende aproximadamente 300 g de seitan.

Pelo seu grande valor nutritivo, considera-se o seitan como sendo um excelente substituto da carne, além de ser semelhante a ela em textura e consistência.
Pode ser servido como prato principal, incorporado em recheios, frito e acebolado como um bife comum, cozido com o feijão, enfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário