30 maio 2011

Biomassa de bananas nanicas verdes


Produto desenvolvido por Heloísa de Freitas Valle, criadora do Projeto Pró Banana Verde, a banana verde é considerada um alimento funcional: quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta, que não sendo digerido e absorvido no intestino delgado, pode ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.
O consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.

Muito importante: a banana verde deve ser in natura e não pode ser climatizada para não perder o amido resistente.

Ingredientes:
- bananas nanicas verdes

Modo de preparo:
- Lave as bananas com a casca, utilizando esponja com água e sabão. Enxágue bem.
- Coloque água numa panela de pressão o suficiente para cobrir as bananas e leve ao fogo alto. Assim que a água ferver, coloque as bananas com a casca, tampe a panela e cozinhe em fogo brando por 8 minutos. Desligue o fogo e não abra a panela - aguarde o vapor escapar naturalmente por 12 minutos - a pressão continuará cozinhando as bananas.
- Passado o tempo, abra a panela, mantenha as bananas na água quente enquanto vai retirando e descascando cada uma, com o auxílio de um garfo e uma faca. Coloque a polpa imediatamente num processador. A polpa deve estar bem quente, para não esfarinhar.
- Processe toda a polpa até obter uma pasta bem espessa. O produto resultante é a biomassa bruta:

O rendimento é de aproximadamente 600 g de biomassa para 1 Kg de bananas verdes.
A biomassa pode ser guardada em saco plástico bem fechado, na geladeira, por uma semana, ou no freezer por 6 meses - nesse caso, deve ser processada novamente: retire a biomassa do freezer com antecedência, descongelando-a, e depois coloque-a em água quente até que fique macia para poder processá-la novamente.

A biomassa não fica com sabor de banana, seu gosto é neutro e incorpora o sabor do alimento em que foi agregada. É apropriada no preparo de massas, substituindo a farinha de trigo e a batata. Além disso, você pode adicioná-la em sopas, sucos de frutas e vitaminas, utilizando-a como espessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário