25 junho 2011

Pipocas diet ou light no microondas


Preparar pipocas no microondas de casa, utilizando o milho integral tradicional, sem ter que apelar para o produto "pipoca para microondas", além de sair cêrca de 80% mais barato, ainda poupa nosso organismo de ingredientes nocivos à saúde.
Seguindo a receita abaixo, não precisamos deixar de saborear deliciosas pipocas, ricas fontes de fibras e baixo valor calórico!

Ingredientes:
- 100 g de milho para pipoca
- 1 colher (sopa) de água ou azeite de oliva
- 1/2 colher (café) de sal
- 1/2 colher (café) de aji-no-moto
- 1/2 colher (café) de hondashi

Modo de preparo:
- Coloque a pipoca num refratário com capacidade para 3 litros.
- Se quiser um alimento diet, acrescente a água, se preferir um alimento light, acrescente o azeite. Junte sal, aji-no-moto e hondashi e misture bem para que os temperos grudem nos grãos de milho.
- Tampe o refratário com uma tampa para uso em microondas ou com filme plástico com um furinho pequeno, para possibilitar a saída de vapor e leve ao forno microondas na potência máxima por aproximadamente 6 a 7 minutos. O tempo pode variar dependendo do aparelho e do ingrediente utilizado: no azeite ele fica pronto mais rápido - se o intervalo de estouro entre os grãos for maior que 5 segundos, significa que as pipocas estão prontas.

Importante: não ultrapasse nem a quantidade e nem o tempo indicados na receita, pois as pipocas podem queimar e até pegar fogo!

Segundo pesquisas, um composto químico denominado diacetila, utilizado para dar à pipoca de microondas seu delicioso sabor de manteiga, pode ser uma grave ameaça à saúde dos pulmões. O problema é causado pela inalação de vapores de diacetila, que causam a formação de cicatrizes nos pulmões.
Não se acredita que comer pipoca de microondas seja nocivo. O perigo vem do vapor liberado pelo processo de preparo e a exposição constante a esse vapor, portanto, é importante evitar a inalação do vapor ao abrir o saco, caso você utilize esse tipo de produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário