15 julho 2013

Zarudoofu com soja preta e vinagre



Hoje preparei um zarudoofu com um pouco de soja preta que eu tinha em estoque e como coagulante, utilizei o vinagre.

Ingredientes:
- 100 g soja preta em grãos de boa qualidade
- água fria
- 40 ml de vinagre de qualquer espécie
- zaru ou peneira 

Modo de preparo:
- Deixe os grãos de molho em água fria, de 8 a 12 horas - tudo dependerá da temperatura ambiente - quanto mais frio, mais tempo de molho. Passado o tempo, descarte a água e transfira os grãos para uma bacia com água. Esfregue os grãos com as mãos e descarte as cascas que se soltarão com facilidade. Há quem prefira descartá-las completamente - fica a critério: quanto mais cascas, mais fibroso ficará o toofu.
- Bata os grãos no liquidificador na proporção de 1 parte de grãos para 1 parte e 1/2 de água fria, até se transformar numa mistura homogênea. É importante lembrar que liquidificadores domésticos tem uma capacidade pequena e podem se estragar fácilmente - os grãos são duros, portanto é bom não forçar o motor - bata por 30 segundos, deslique o aparelho por 1 minuto e meio e recomece novamente. Bata pelo menos 3 vezes - quanto mais bater, mais os grãos se desmancharão, o que resultará num queijo mais macio.
- Coe a mistura utilizando um chinois ou um saco de morim, para separar todo o resíduo do líquido. Pode-se improvisar utilizando um espremedor de batatas: coloque o morim dentro dele, despeje a mistura, dobre as pontas do morim para dentro e prense para extrair o máximo de líquido possível. Se optar pelo chinois, utilize o dorso de uma colher grande de arroz para apertar a massa e auxiliar na coação e no rendimento, já que ela é viscosa principalmente no início do processo.
- Coe o leite obtido novamente, para separar qualquer resíduo remanescente - isso resultará num toofu com uma textura mais lisa - e transfira-o para uma panela - as de inox são as mais indicadas - o leite gruda na panela e estas são mais fáceis de serem limpas posteriormente.
- Pegue a massa coada e coloque-a novamente no liquidificador, com mais 1 parte de água - a mesma medida utilizada anteriormente e bata por 30 segundos.
- Coe a mistura novamente por 2 vezes e transfira o leite obtido para a panela.
- Pela 3ª vez, pegue a massa coada e coloque-a novamente no liquidificador, com mais 1 parte de água - a mesma medida utilizada anteriormente e bata por 30 segundos.
- Coe a mistura novamente por 2 vezes e transfira o leite obtido para a panela.
- O leite obtido - que está na panela - é o leite de soja, que será utilizado para a preparação do toofu caseiro e a massa remanescente é o resíduo da soja, conhecido como okara, que pode ser utilizada em receitas de pães, salgadinhos e tortas.
- Descarte a massa ou opcionalmente, guarde-a para outras receitas.
- Repita todo o processo com toda a soja que ficou de molho.
- Terminado o processo, leve a panela ao fogo alto, mexendo sempre para o leite não grudar muito na panela (fundo e laterais), o que poderia queimá-lo, deixando grumos escuros e comprometendo a apresentação final. Assim que o leite atingir 90º C, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhando por 15 minutos, misturando sempre e inspecionando a temperatura para que ela se mantenha, fazendo o contrôle pelo nível da chama. Retire a espuma que se formou na superfície e descarte - ela é indigesta.
- Passado o tempo, aguarde a temperatura cair para 40º C ou para acelerar o processo, coloque a panela em banho-maria numa bacia com gêlo e água, até atingir esta temperatura.
- Adicione o vinagre ao leite de soja, misturando delicadamente por alguns segundos. Deixe o leite de soja coagular por cerca de 30 minutos.
- Com o auxílio de uma escumadeira transfira todo o coágulo para um zaru ou peneira, grande o suficiente para comportar toda a massa.
- Deixe dessorando por pelo menos 10 minutos. Quanto mais tempo dessorando, mais firme ficará o zarudoofu.
- Conserve-o na geladeira em recipiente fechado. Consuma em, no máximo, 3 dias.

Depois de pronto e dessorado, coloquei o zarudoofu numa cumbuquinha, polvilhei hondashi e aji-no-moto e levei para aquecer no microondas por 40 segundos na potência alta. Polvilhei cebolinha picada e consumí como se fosse um pudim quente. Delicioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário