29 dezembro 2012

Kasuzuke de pepino


Kasuzuke é um tipo de conserva ou tsukemono, em japonês, curtida no sake kasu.
Pertence ao tipo Narazuke, por ter sido criado no período Nara, na região de Kansai, há mais de 1200 anos atrás.
Simplíssimo de ser feito porém, exige alguns dias de espera a fim de que o legume fique suficientemente curtido, mas a vale a pena: além de crocante, é extremamente saboroso!

Ingredientes:
- 1 Kg de pepino japonês
- 1 colher (sopa) cheia de sal
- 500g de sake kasu

Modo de preparo:
- Corte cada pepino em 3 pedaços. Coloque-os no tsukemonoki, polvilhe o sal, misture bem e deixe-os prensados por 1 dia. Caso não possua um tsukemonoki, coloque os pepinos numa bacia, cubra-os com um prato e coloque um peso por cima de tudo. Despreze todo o líquido liberado pelo pepino.
- Se o sake kasu estiver muito sólido, coloque-o no liquidificador, acrescente um pouco de água e bata por alguns segundos para que ele amoleça. A consistência deve ficar firme o suficiente para envolver os pedaços de pepino, portanto não exagere na água.
- Coloque o sake kasu num recipiente que possua tampa. Acrescente os pedaços de pepino misturando bem para que a pasta envolva todos os pedaços. Então esqueça-os: deixe-os sob refrigeração por no mínimo 5 dias.
- Passado o tempo, pegue os pedaços de pepino que for consumir, retirando o excesso de sake kasu com uma espátula. Se preferir um sabor menos intenso, retire totalmente o excesso da pasta com um papel toalha. Fatie-os e sirva.

Há também quem acrescente açúcar à pasta. Eu preferí não fazê-lo, já que o sake kasu já possui naturalmente um leve sabor adocicado.
Quando acabarem os pepinos, a pasta que sobrou no recipiente pode e deve ser reutilizada para novas conservas, bastando deixá-la sob refrigeração para que não fermente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário