O amaranto é um alimento originário dos Andes, altamente nutritivo e um excelente redutor dos níveis de colesterol ruim. Com mais ferro do que qualquer outro cereal, o amaranto também é fonte de lisina, um aminoácido que falta na maioria dos grãos, vital para o crescimento e manutenção dos músculos e órgãos e muito importante na absorção de cálcio e formação de colágeno.
O amaranto é naturalmente rico em proteínas de alto valor biológico, o que não é comum em vegetais, fonte de fibras, zinco, fósforo e cálcio biodisponível (pronto para ser assimilado pelo organismo), outro fato incomum nos vegetais.
Com tantos benefícios, vamos logo colocar mãos à obra?
Ingredientes da esponja:
- 50 g de farinha de trigo
- 10 g de fermento biológico seco
- 1 colher (sopa) rasa de adoçante culinário
- 50 ml de água morna
Ingredientes da massa:
- 150 g de farinha de trigo
- 125 g de farinha de trigo integral
- 75 g de amaranto em flocos
- 1 colher (café) rasa de sal
- 200 ml de água morna
- 4 colheres (sobremesa) de óleo de canola
Modo de preparo:
- Primeiro prepare uma esponja. Ela irá ajudar a aumentar a elasticidade da massa, além de permitir uma casca mais crocante depois de assado o pão. Misture a farinha de trigo, o fermento biológico seco, o adoçante culinário e a água morna. Deixe fermentando em local protegido de correntes de ar, coberto com um pano, até dobrar de volume. Eu deixei dentro de uma caixa térmica por 45 minutos.
- Forre uma forma para pão de aproximadamente 8 x 22 cm, com papel manteiga e reserve.
- Numa vasilha, misture bem todos os ingredientes secos.
- Acrescente o óleo de canola e misture bem. Coloque a esponja no centro.
- A quantidade de água morna irá variar conforme a farinha utilizada, portanto, acrescente-a aos poucos, sovando até que a massa fique homogênea, úmida e grudando nas mãos. Cubra a vasilha com um pano e deixe fermentando em local protegido de correntes de ar. Eu deixei dentro de uma caixa térmica por 2:30 hs.
- Passado o tempo, sove a massa novamente e transfira-a uniformemente acomodada na forma para pão coberta com um pano e deixe fermentando em local protegido de correntes de ar. Eu deixei dentro da caixa térmica por mais uma hora.
- Passado o tempo, leve ao forno alto pré-aquecido, por 30 minutos.
- Retire do forno e desgrude cuidadosamente o papel manteiga. Aguarde o pão esfriar totalmente antes de fatiá-lo.
Este pão muito macio e cheiroso, com uma casquinha crocante por fora, vai bem com tudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário