30 abril 2012

Caldo básico de mocotó bovino

Para quem não sabe, mocotó bovino é nada mais nada menos que o pé do boi!
É a verdadeira gelatina, constituída básicamente de colágeno!
Infelizmente essa proteína não é bem aproveitada pelo nosso organismo, por isso não pode ser usada para repor o que é perdido com o envelhecimento. 
Porém! 
Porém, com ela podemos preparar gelatinas e geléias benéficas para o organismo, sem conservantes, corantes e aromatizantes!
Podemos também engrossar caldos, molhos e ensopados, tudo de maneira saudável!
Esta receita, por ser básica - entenda-se como básica uma receita que poderá ser utilizada tanto para preparações doces como salgadas, não vai nenhum tipo de tempero, ficando a critério de cada um, temperar no momento de executar o prato desejado.

Ingredientes:
- 1,200 Kg de mocotó bovino em pedaços
- 1,5 litros de água

Modo de preparo:
- Lave muito bem os pedaços de mocotó em água corrente. Coloque-os na panela de pressão, acrescente a água e tampe a panela. Leve ao fogo alto, assim que começar a sair a pressão, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhando por 2 hs.
- Passado o tempo, abra a panela. Se o caldo estiver muito ralo, leve ao fogo médio com a panela destampada por mais uns 10 minutos, para que ele fique mais apurado. Com o auxílio de uma peneira, coe todo o caldo num recipiente preferencialmente retangular ou quadrado. Este caldo poderá ser utilizado para preparações doces ou salgadas.
- Se for utilizar o caldo para preparações exclusivamente salgadas, acrescente ao recipiente do caldo, o mocotó que se desprendeu dos ossos, picando-o grosseiramente, descartando os ossos:

Se ainda houver mocotó preso nos ossos, raspe com uma faquinha e acrescente ao recipiente.
- Aguarde o caldo esfriar e leve para refrigerar, até que a gordura fique decantada na superfície. Retire-a cuidadosamente e descarte-a. Se estiver dura, deixe em temperatura ambiente até que amoleça. Estando mole, pode ser retirada com o auxílio do papel toalha.
- Corte em quadrados - eles se soltam fácilmente, e leve para congelar, utilizando assim, sempre que for preciso:

2 comentários: