23 novembro 2010

Detergente caseiro

Sabem aquele óleo de cozinha que foi utilizado várias vezes para fritar alimentos? Pois é, ele é altamente prejudicial ao meio ambiente!!!!!
Jogar esse óleo usado na pia, em terrenos baldios ou no lixo, acarreta fins desastrosos:
- ele permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico,
- se não houver um sistema de tratamento de esgoto, acaba se espalhando na superfície de rios e represas, causando danos à fauna aquática,
- fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
MAS - se o guardarmos em galões ou garrafas pet, poderemos reciclá-lo posteriormente de algumas formas, dando-lhe um destino proveitoso. Um deles é o detergente caseiro!
Quem me ensinou a preparar este, foi a D. Luiza, in memorian.
Foi de boca mesmo - nunca tive oportunidade de vê-la fabricando.....
Não sou tão bom quanto ela foi em prepará-lo - o meu não fica tão cristalino e com aquele cheirinho bom de álcool que tinha o dela - talvez seja o óleo, acredito que quanto menos saturado ele estiver, melhor a qualidade do detergente. Mas pelo menos o meu faz muita espuma!

Bom, como não utilizo para lavar louças e sim, para lavar pisos, para mim está de bom tamanho, além de ser muito mais econômico que o industrializado.
Esta receita rende cêrca de 20 litros!

Nunca se esqueça de utilizar máscara e óculos protetores, pois durante o preparo a mistura pode espirrar e também libera vapores. O uso de luvas também é importante, uma vez que a soda cáustica provoca graves queimaduras em contato com a pele.
Nunca utilize materiais metálicos para manusear a soda cáustica, pois são corrosivos. O tambor utilizado para o preparo do detergente, é de plástico resistente ao calor, com mais de 20 litros de capacidade, e para misturar os ingredientes, utilizo um cabo de vassoura de madeira.

Ingredientes:
- 3.5 litros de óleo de cozinha usado
- 1/2 Kg de soda cáustica de boa qualidade
- 1 litro de água fria
- 2 litros de etanol
- 1/2 litro de água sanitária
- 12.5 litros de água fria

Modo de preparo:
- Coe o óleo e transfira-o para uma panela grande. Leve ao fogo até que fique quente sem esfumaçar.
- Dentro do tambor plástico, dissolva a soda cáustica em 1 litro de água fria, colocando primeiro a água e depois a soda. Misture com o auxílio do cabo de vassoura.
- Despeje o óleo quente aos poucos, mexendo sempre.
- Despeje o álcool aos poucos, cuidadosamente, mexendo sempre. Nesta etapa, a mistura borbulha e espuma, podendo espirrar e transbordar para fora do tambor.
- Misture até que atinja a cor de Coca-cola.
- Quando atingir a cor, adicione 12.5 litros de água fria, mexendo bem.
- Por fim, adicione 1/2 litro de água sanitária, mexendo bem.
- Mantenha a mistura no tambor, tampada, descansando por um dia. Depois pode ser transferida para embalagens plásticas menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário