12 setembro 2011

Croquetes de batata doce e soja texturizada


Vamos consumir mais batata doce!!!!!
Apesar do nome, ela possui um índice glicêmico baixo e uma quantidade muito grande de vitamina A!
A proteína texturizada de soja, entra aquí na receitinha para dissimular a carne moída, com a vantagem de ter a mesma textura e não possuir gorduras!
As fibras da aveia e os benefícios da salsinha para o coração, complementam o quadro!

Ingredientes:
- 600 g de batata doce rosada
- 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja em grãos
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos
- 2 xícaras (chá) de salsinha picada
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 clara de ovo batida com água
- farinha de trigo para empanar
- panko
- óleo de milho

Modo de preparo:
- Lave bem a batata doce com o auxílio de uma escôva, corte em pedaços com a casca, coloque na panela de pressão, cubra com água e cozinhe, na pressão, fogo brando, por 8 minutos.
- Escorra a água, transfira os pedaços de batata para uma bacia e amasse-os. Reserve.
- Coloque a proteína texturizada de soja em uma tigela, cubra com água fervente e deixe hidratando por 15 minutos. Passado o tempo, escorra a água com o auxílio de uma peneira e enxágue bem sob a torneira da pia. Esprema bem o excesso de água e acrescente à bacia das batatas amassadas.
- Acrescente à mesma bacia, a aveia e a salsinha. Tempere com sal e aji-no-moto. Misture muito bem até que fique tudo incorporado.
- Modele os croquetes no formato e tamanho desejados, passe na farinha de trigo, em seguida na clara batida com água e por fim, no panko.
- Coloque o óleo de milho numa frigideira para fritura por imersão e leve ao fogo. Assim que estiver quente, frite os croquetes até dourarem. Escorra e sirva.

Renderam 35 croquetes!
Podem ser congelados, já empanados: distribua-os sobre um prato, leve ao freezer e depois de congelados embale-os em sacos ou potes próprios para essa finalidade. Transfira-os do freezer para o refrigerador, de um dia para o outro, antes de serem fritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário