11 outubro 2010

Pó da casca de ovo

Ao utilizar ovos, procure sempre guardar suas cascas que podem trazer diversos benefícios inclusive na prevenção da osteopenia e osteoporose. Sua deficiência também pode causar agitação, unhas quebradiças, propensão a cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações.
O cálcio presente no pó da casca de ovo pode ser uma fonte adequada para suprir as necessidades de cálcio do organismo.

O corpo absorve apenas cerca de 500 mg de cálcio por vez; portanto, a ingestão de cálcio deve ser distribuída ao longo do dia. A vitamina D é essencial para a absorção desse nutriente. Tome sol para garantir sua quota. Ela é sintetizada na pele quando tomamos sol e possibilita a absorção de cálcio nos intestinos. Quinze minutos de exposição por dia, expondo pelo menos 25% do corpo, é suficiente para as pessoas de pele clarinha; as mais morenas precisam de duas ou três vezes mais tempo.

Modo de preparo do pó da casca de ovo:

- Lave-as muito bem. Deixe-as de molho em água com vinagre por 10 minutos, para matar os possíveis germes.
- Torre-as no forno alto por uma hora. Em seguida, triture as cascas no processador, no liquidificador, ou soque com um pilão até obter um pó bem fininho. Quanto mais fino, melhor.
- Depois de trituradas, peneire-as e guarde o pó em um recipiente seco e limpo, tampado e protegido do calor. Não é necessário deixá-lo refrigerado, pois do ponto de vista da preservação do cálcio, é irrelevante. Bem armazenado, o pó dura em média 3 meses.

É indicada a ingestão de uma colher de chá rasa do pó por dia.
O cálcio é melhor absorvido em um meio ácido. Portanto, para otimizar o aproveitamento do cálcio presente no pó da casca de ovo, pingue algumas gotas de limão ou vinagre sobre o pó antes de consumí-lo. Isso irá desmanchar a estrutura microscópica que prende o cálcio.
A única desvantagem desse pózinho, é que não é NADA saboroso..... a sensação é de estar comendo areia! Tome com um pouquinho de água e de uma vez só! Kkkkkkkkk
Uma casca de ovo contém 2.400 mg de cálcio, um copo de leite 290 mg, uma xícara de agrião cozido 300 mg.

Aspectos que podem alterar a absorção do cálcio:
- excesso de proteína na dieta leva a perda de cálcio: uma alimentação muito rica em proteína aumenta a eliminação de cálcio pela urina, porque o organismo gasta muito cálcio para processar a proteína. Proteína animal tem maior volume de certos ácidos e retiram o cálcio dos ossos.

- presença de oxalatos e outras substâncias que impedem a absorção do cálcio: tanto o oxalato como as fibras interferem na absorção de cálcio. É recomendável evitar chocolates, espinafre e fibras em excesso.

- deficiência de vitamina D: é uma vitamina fundamental no metabolismo do cálcio.

- deficiência de magnésio: quando existe mais cálcio do que magnésio, são liberados hormônios que retiram o cálcio dos ossos e o levam para tecidos moles. Para que o cálcio permaneça no lugar correto, que são os ossos, deve haver maior ingestão de alimentos ricos em magnésio.

- excesso de açúcar: o açúcar consome as reservas de vitaminas e minerais no processo de sua digestão e metabolismo. Outro fator: causar acidez sanguínea faz com que o cálcio e magnésio sejam mobilizados dos ossos para tentar equilibrar o PH do sangue.

- presença de metais pesados: o chumbo é um metal considerado tóxico que impede a absorção do cálcio. Está presente nos enlatados, agrotóxicos, cigarros, poluição e água tratada.

- alergia alimentar: a alergia alimentar leva a distúrbios no sistema digestivo dificultando a absorção de nutrientes.

- excesso de fósforo: está presente em enlatados, refrigerantes e fertilizantes, que competem com o cálcio e que podem causar ou agravar a osteoporose.

- excesso de cafeína: a cafeína aumenta a excreção urinária de cálcio e outros minerais.

- excesso de sódio: ingerimos sódio não só através do sal de cozinha mas também pelo uso constante de alimentos industrializados que contém conservante a base de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário