13 outubro 2010

Nimono exótico com pé suíno


Hoje foi dia de preparar um delicioso cozido japonês, com alguns dos ingredientes que comprei em minhas andanças pelo bairro da Liberdade em São Paulo.
Nunca ví (e nem vocês devem ter visto) nimono feito com pé suíno, não é?
Isso foi invenção minha mesmo!!!!!
Quando faço minhas adaptações, coloco ingredientes que me trazem satisfação ou aqueles que eu quero comer no dia. Foi o caso do pé suíno!
Bem cozido, parte dele se transforma numa gelatina quase consistente, fica divino!!!!!
Imaginem tudo isso junto aos ingredientes exóticos restantes…..
Uma cumbuca de arroz japones quentinho, polvilhado com furikake de shiso, e um cházinho verde completaram minha refeição!

Ingredientes:
- 1 Kg de pé suíno fresco em pedaços
- 250 g de takenoko
- 250 g de nabo
- 200 g de shimeji
- 300 g de konnyaku
- 1 colher (sobremesa) rasa de sal
- 1 colher (sobremesa) rasa de aji-no-moto
- 1 colher (sobremesa) rasa de hondashi
- 1/2 xícara (chá) de molho de soja
- 1/2 xícara (chá) de sake culinário
- 1 sachê de adoçante

Modo de preparo:
- Coloque os pedaços de pé suíno numa panela de pressão, cubra com água e cozinhe em fogo brando por 1:20 hs.
- Descasque o takenoko e corte em pedaços menores. Leve para ferver por 15 minutos, descarte a água e reserve.
- Descasque e corte o nabo em pedaços. Reserve.
- Desfie o shimeji em pedaços menores. Reserve.
- Corte o konnyaku em pedaços. Reserve.
- Assim que o pé suíno estiver cozido, retire a pessão da panela, acrescente os pedaços de nabo e takenoko, tempere com sal, aji-no-moto, hondashi, molho de soja, sake e adoçante. Deixe cozinhando em fogo alto com a panela destampada, até reduzir metade do líquido.
- Acrescente os pedaços de shimeji e konnyaku. Assim que o líquido estiver reduzido novamente pela metade, desligue o fogo e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário