03 dezembro 2016

Ovo poché no microondas



Também conhecido como ovo escalfado, a técnica de preparo do ovo poché parece ser, para muitas pessoas, um eterno obstáculo difícil de ser ultrapassado.
Há pessoas que colocam vinagre na água, colocam sal, fazem um redemoinho na água da panela, colocam o ovo dentro de uma trouxinha de filme plástico, enfim! Acertar o ponto do preparo, chega a ser uma arte inacessível aos meros mortais! Eu mesmo já fiz isso, mas no menor descuido, qualquer coisinha errada, e tudo vira uma verdadeira maçaroca-poché.
Com a técnica abaixo descrita, seu ovo poché ficará pronto em instantes e sairá perfeito!

Ingredientes:
- 1 ovo gelado preferencialmente extra-grande
- 200 ml de água fervente
- sal a gosto
- orégano a gosto

Modo de preparo:
- Coloque a água fervente numa cumbuca pequena ou caneca que possa ir ao microondas, sem enchê-la - leve em consideração que você ainda vai ter que colocar o ovo e 2 dedos de água acima dele, são suficientes. Eu utilizei um owan japonês de cerâmica, como este da foto:


- Quebre o ovo dentro da cumbuca, cuidadosamente, para que a gema não se parta. Se preferir, quebre o ovo primeiro dentro de outra cumbuca e então, transfira para a cumbuca com a água fervente.
- Rápidamente, cubra a cumbuca com filme plástico e faça 3 furos com a ponta de uma faca ou outro utensílio pontiagudo - são furos pequenos, apenas para garantir a saída de vapor e proteger o microondas no caso da gema estourar - sim, essa possibilidade existe, pois cada aparelho tem um desempenho diferente.
- Coloque a cumbuca no microondas e ligue na potência máxima, por 30 segundos. Tudo vai depender do tipo de recipiente utilizado, do tamanho do ovo e do tipo de microondas - repito, já que cada um tem um desempenho diferente.
- Ao final do tempo, verifique como está seu ovo. Se a clara estiver cozida, ele estará pronto e deve ser retirado rápidamente com uma colher grande ou escumadeira, para interromper o processo de escalfamento, eliminando o excesso de água. Se não, mantenha-o na água até a clara ficar cozida, fora do microondas, checando sempre para a gema não ficar cozida. Você percebe isso fácilmente, já que ela começa a ficar esbranquiçada. Da mesma forma, atingido o ponto, retire o ovo poche rápidamente com uma colher grande ou escumadeira, para interromper o processo de escalfamento, eliminando o excesso de água. Se preferir, deixe escorrendo sobre uma toalha de papel.
- Coloque num prato ou sobre o alimento que preferir e polvilhe tempêros a gosto. Eu coloquei sobre uma fatia de pão de forma com sementes de chia e polvilhei sal, pimenta do reino e orégano.

Pode ser que as primeiras tentativas não dêem certo e a gema pode ficar cozida!
Não desanime! Uma vez que você conseguir definir o tempo certo para o seu microondas, os próximos serão muito simples de serem preparados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário