22 dezembro 2016

Gochujang vapt-vupt



Hoje vou passar para vocês uma receitinha rápida de gochujang, para os momentos de desespêro, em que você precisa da pasta mas não tem onde comprar, tampouco esperar longos meses de fermentação para que ela fique pronta!!!!!
Estava em dúvida se a preparava, pois tinha receio em perder muito da complexidade de sabores e também do umami do verdadeiro gochujang, mas depois de consultar uma coreana especialista no assunto, ela me disse que ao ver a receita, é provável que o resultado seja um gochujang similar ao que eles compram nas lojas de produtos coreanos, que são quase sempre com esses ingredientes. Apesar dela ter sentido falta do xarope de milho na receita, ela acha totalmente válido prepará-lo, então aquí vou eu! Se vocês quiserem substituir o adoçante pelo xarope de milho, façam-no!
Não ficou tão vermelho intenso, pois utilizei o misso vermelho, que na verdade não é vermelho, mas sim, marrom!

Ingredientes:
- 90 ml de água fria
- 4 colheres (sopa) cheias de adoçante culinário
- 100 g de misso
- 1 colher (chá) cheia de sal
- 1 colher (sopa) de sake culinário
- 1 colher (sopa) de vinagre de arroz

Modo de preparo:
- Coloque a água em uma panelinha e acrescente o adoçante e misture até dissolver completamente. 
- Na sequência, leve ao fogo médio, aguarde esquentar, coloque o misso no missokoshi e dissolva-o dentro na panela. Quando o caldo ficar quase concentrado e bôlhas comecem a surgir na superfície, acrescente o gochujangyong gochugaru e misture bem. Mantenha em fogo baixo, misturando bem até que fique tudo homogêneo. 
- Desligue o fogo e deixe esfriar a 25ºC. Nas sequência, acrescente o sal, o sake culinário e o vinagre de arroz e mexa bem. A pasta não pode ficar sêca, deve ficar úmida! Se ficar sêca, acrescente mais sake culinário.
- Coloque dentro de um recipiente e mantenha sob refrigeração por até cêrca de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário