19 dezembro 2016

Kimchi parte 12 - Kkakdugi com pasta de chia



Hoje aproveitei para preparar um pouco de kkakdugi, aproveitando o que restou do enorme nabo que eu comprei para fazer meu mak-kimchi.
O kkakdugi que eu preparei anteriormente, estava repleto de ingredientes substituídos.
Desta vez não!
Como já tenho em mãos os ingredientes originais mais importantes, posso prepará-lo mais confiante em conseguir também, um sabor mais original!
O nabo, infelizmente (só que não), continuo utilizando o brasileiro, já que o coreano definitivamente não encontro à venda na minha cidade!
Para preparar o kkakdugi, não é necessário fazer a pasta para misturar os tempêros, mas como eu preparei o mak-kimchi ao mesmo tempo, aproveitei a pasta de chia e preparei os dois com ela. Portanto, se quiser pular a etapa da pasta, não há problema!
De qualquer forma, com pasta ou sem, o kkakdugi é um kimchi deliciosamente crocante, tipo, impossível comer um só!!!!!

Ingredientes:
- 500 g de nabo
- 1 colher (sopa) rasa de sal
- 20 g de sementes de chia
- 2 g de hondashi
- 120 ml de água fria
- 30 g de cebolinha
- 15 g de cebola ralada
- 8 g de gengibre ralado
- 1 colher (sobremesa) rasa de adoçante culinário
- 1 colher (sobremesa) cheia de pimenta em flocos gochugaru
- 3 dentes de alho moídos
- 25 ml de myeolchi aekjeot
- sementes de gergelim brancas a gosto

Modo de preparo:
- Leve a água para ferver. Assim que ferver, acrescente o hondashi e desligue o fogo. Acrescente a chia nesta água fervente, misture bem e deixe repousando por 2 horas. Passado o tempo, se formará uma geléia, que servirá para preparar uma pasta adequada onde serão misturados todos os tempêros.
- Descasque o nabo e corte em fatias de 2 cm de espessura.
- Corte cada fatia em cubos de 2 x 2cm.
- Coloque tudo numa bacia e acrescente 1 colher (sopa) rasa de sal. Misture tudo muito bem e deixe em temperatura ambiente por no mínimo 1 hora, mexendo ocasionalmente.
- Passado o tempo, lave os pedaços de nabo para remover o sal e deixe no escorredor, enquanto prepara a pasta.
- Corte a cebolinha em fatias diagonais de aproximadamente 1 cm. Reserve.
- Incorpore a pimenta em flocos, o adoçante, o alho, o gengibre, a cebola ralada, a cebolinha e o myeolchi aekjeot à geléia de chia e misture bem.
- Coloque toda a mistura sobre os cubos de nabo e misture tudo muito bem com as mãos. Se preferir, coloque em um pote ou então, mantenha na bacia. Pressione para eliminar bolhas de ar, cubra a bacia com filme plástico ou tampe o pote e deixe em temperatura ambiente para fermentar. Dependendo da temperatura e da umidade, será necessário ficar assim por 2 dias. Quanto mais quente e úmido o ambiente, mais rápido o kimchi fermentará. Preste atenção para não fermentar muito, caso contrário, ficará muito ácido. Você saberá que ele está fermentando de 2 formas: pelo cheiro ácido e pelas bolhas que se formam na superfície.
- Após a fermentação, conserve em pote fechado na geladeira para interromper o processo de fermentação. Na verdade, a fermentação não é interrompida - sob refrigeração, o kimchi continuará fermentando, mas muito lentamente. Separe a quantidade a ser consumida e regue com óleo de gergelim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário