24 dezembro 2016

Salada de lagarto desfiado, legumes e ovos



Hoje preparei mais uma saladinha para comer com meu pão semi-integral, na larica da madruga.
Desta vez, utilizei lagarto, por ser um corte bovino com pouca gordura entremeada.
Ao ler a receita, alguns vão perguntar: - “uma peça de lagarto não é muito?”
Tudo depende de quantas pessoas vão comer e por quanto tempo.
No meu caso, como sou só eu e como eu não vou consumir toda a peça de imediato, o que eu fiz?
Dividí a peça cozida em porções, separei o que eu vou consumir nos próximos dias e congelei o restante. Quando eu quiser preparar outra porção, descongelo e preparo outro molho. A carne já está cozida! Muito simples, não?

Ingredientes (a gosto):
- 1 peça de lagarto
- ovos
- cenoura
- cebola
- pepino japonês
- pimentão verde
- salsinha
- sal
- aji-no-moto
- vinagre de maçã
- azeite de oliva extra-virgem

Modo de preparo:
- Limpe a carne, retirando e descartando o máximo de gordura superficial possível.
- Coloque a peça limpa na panela de pressão, coloque água até o nível de 2 dedos abaixo da carne e leve para cozinhar, na pressão, fogo brando, por 40 minutos.
- Passado o tempo, retire a carne da panela e aguarde esfriar. O caldo remanescente, poderá ser aproveitado para outros fins, pois é saboroso e rico em nutrientes.
- Esfriada a carne, divida-a em porções e corte cada porção em fatias de aproximadamente 0.5 cm ou menos. Coloque uma porção por vez no processador de alimentos e triture a carne, até que ela fique toda desfiada. Feito isso, as porções que não serão usadas, devem ser embaladas e congeladas. Separe a porção a ser utilizada e coloque numa vasilha.
- Coloque os ovos numa panelinha, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 10 minutos. Passado o tempo, escorra a água e deixe os ovos esfriarem. Descasque-os e corte em pedaços. Coloque na vasilha.
- Corte a cenoura, a cebola, o pepino japonês, o pimentão verde e a salsinha em pedaços, coloque no processador e pulse várias vezes até que fiquem picados (se não possuir um processador, use um ralador de mão) e coloque tudo na vasilha.
- Polvilhe o sal e o aji-no-moto e regue com o vinagre até umedecer todos os ingredientes - não coloque muito, para não ficar muito ácido com o tempo - e finalize com azeite de oliva extra-virgem a gosto.
- Misture tudo muito bem e coloque num recipiente fechado, sob refrigeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário