12 setembro 2016

Kimchi parte 7 - Kimchi de rúcula



Minha mais nova invenção! Kkkkkkk
Dei uma pesquisada e tudo indica que não existe kimchi de rúcula, aliás acho que nem existe rúcula na Coréia. Deduzí isso ao procurar a tradução da palavra “rúcula” para o coreano, para poder dar nome ao prato. Não encontrei!
Depois que meus conhecimentos sobre kimchi foram aumentando, imaginei como ficaria bom se preparado com rúcula, que é uma verdura ardida e que eu adoro! Fiquei imaginando todos os tempêros envolvendo-a e foi aí que me deu o siricutico de prepará-la imediatamente!
Não deixei fermentando por muito tempo, apenas 16 horas, para que não ficasse muito ácido. Além de tudo o clima já está quente por aquí, então, poderia ter deixado até menos tempo.
Durante a fermentação, lógicamente a rúcula liberou líquido. Por ser um líquido amargo, o resultado final foi um kimchi acentuadamente amargo. Como eu gosto desse sabor, achei que ficou demais da conta!

Ingredientes:
- 600 g de rúcula
- 1 colher (sobremesa) cheia de sal
- 1/5 copo (americano) de mochigome
- 1 colher (sobremesa) rasa de adoçante culinário
- 2 copos (americanos) de água fria
- 150 g de rabanetes
- 150 g de cenoura
- 30 g de cebolinha
- 30 g de cebola ralada
- 1 colher (sobremesa) rasa de gengibre ralado
- 1 1/2 colheres (sopa) cheias de pimenta em pó gochujangyong gochugaru
- 6 dentes de alho moídos
- 1 colher (chá) cheia de sal
- 30 ml de Nam pla
- sementes de gergelim brancas a gosto

Modo de preparo:
- Leve a água ao fogo. Assim que ferver, coloque o hondashi. Desligue o fogo e deixe esfriando.
- Lave a rúcula e esfregue 1 colher (sobremesa) cheia de sal sómente nos talos. Deixe repousando durante 1 hora no mínimo. 
- Passado o tempo, lave a rúcula para remover o sal e eventuais resíduos e posteriormente, chacoalhe com as mãos para eliminar o excesso de água. Reserve.
- Bata o mochigome no liquidificador ou moa no processador. Peneire e descarte os pedacinhos maiores que não passaram pela peneira. Coloque o pó numa panelinha juntamente com a água e o adoçante e ferva, fogo baixo, até ficar com consistência cremosa, misturando sempre para não empelotar. Aguarde esfriar. Esse creme servirá para preparar uma pasta adequada onde serão misturados todos os tempêros.
- Corte o rabanete e a cenoura em fatias finas e depois em palitos finos. Reserve.
- Corte a cebolinha em fatias diagonais de aproximadamente 1 cm. Reserve.
- Incorpore a pimenta, o alho, o gengibre, a cebola ralada, o sal e o Nam pla ao creme de mochigome. Acrescente a cebolinha, o rabanete e a cenoura e misture bem.
- Passe a rúcula para uma bacia, despeje toda a pasta por cima e com as mãos, passe o creme por todas as folhas, tomando o cuidado de manter as folhas em uma direção e os talos em outra. Pegue uma porção pequena de rúcula e dobre-a em zigue-zague, começando pelas folhas e termine enrolando o talo em volta das folhas, formando pequenas porções. Vá colocando em um pote, uma ao lado da outra. Pressione para eliminar bolhas de ar, tampe o pote e deixe em temperatura ambiente para fermentar. Dependendo da temperatura e da umidade, será necessário ficar assim por 2 dias. Quanto mais quente e úmido o ambiente, mais rápido o kimchi fermentará. Preste atenção para não fermentar muito, caso contrário, ficará muito ácido. Você saberá que ele está fermentando de 2 formas: pelo cheiro ácido e pelas bolhas que se formam na superfície.
- Após a fermentação, conserve em pote fechado na geladeira para interromper o processo de fermentação. Na verdade, a fermentação não é interrompida - sob refrigeração, o kimchi continuará fermentando, mas muito lentamente. Separe a quantidade a ser consumida e opcionalmente, regue com óleo de gergelim e salpique com as sementes de gergelim brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário