28 setembro 2016

Facas japonesas

As facas japonesas são diferentes das facas ocidentais, pois são fabricadas para que o movimento seja feito com todo o braço, ao invés da flexão do punho, sendo centralmente equilibradas. 
As facas japonesas são afiadas de um só lado, fazendo com que o corte seja mais preciso, de modo que elas são fabricadas específicamente para destros ou canhotos. 
O melhor tipo, chamado de hon-yaki, é mais espesso e fabricado a partir de um único material, geralmente aço de alto carbono, tem o custo elevadíssimo e é usado ​​por chefs profissionais, devido à sua capacidade de corte, que se aperfeiçoada a um tal grau, se diz que pode dividir um único fio de cabelo ao meio. O da foto abaixo é um Yanagi (faca para sashimi) de aproximadamente 5000 dólares:


A maioria dos cozinheiros domésticos se contentam em utilizar as facas kasumi-yaki, que têm uma fina camada de hon-yaki no meio, onde o fio da navalha é rodeado por uma espessa camada de aço macio.
As facas mais comumente utilizadas estão listadas abaixo, mas existem muitas outras facas especiais:

Nakiri-bocho (faca para vegetais)
Esta faca tem a forma de um cutelo, porém, muito mais leve no peso e fácil de utilizar. É capaz de fazer cortes rápidos de vegetais, tais como cortes em julienne:


Deba-bocho (faca para peixes)
Esta faca corta fácilmente ao longo da espinha do peixe, e devido ao tamanho pequeno é fácil de ser manuseada:


Sashimi-bocho (faca para sashimi)
Estas facas são muito mais caras que os outros tipos de facas, porém são perfeitas para cortarem sashimi. Existem 2 tipos: o Yanagi-ba Hocho, em forma de folha de salgueiro (yanagi), é predominante na região de Kansai e o Tako-biki Hocho, que tem o topo plano, popular na região de Kantou:



Abaixo, algumas das minhas facas: da esquerda para a direita, cutelo chinês, nakiri-bocho, deba-bocho e yanagi-ba hocho:


As facas japonesas são preciosidades que devem ser manuseadas com muito cuidado, fazendo a afiação regular e apropriadamente, para que a lâmina mantenha o ângulo correto e não fique desigual.

Um comentário:

  1. Existem debabōchos enormes, com 25cm de lâmina ou mais.
    Há pra sashimi a kiritsuke(切付) yanagi, que apesar de levar yanagi no nome tem o formato bastante diferente.

    ResponderExcluir