19 setembro 2016

Japchae de frango com harusame



Japchae é um prato coreano feito com macarrão de batata-doce e legumes e carne fritos. Como eu não tinha o macarrão de batata-doce, preparei com o macarrão de soja verde, harusame, que é bem similar. No lugar da carne bovina, coloquei frango!
É um prato que se harmoniza bem com o tempo quente que vem fazendo últimamente.
Pode ser trabalhoso, mas os ingredientes devem ser fritos separadamente - a forma autêntica de se preparar o japchae - pois cada ingrediente requer um tempo diferente de cozimento e isso é imprescindível para manter a cor e a frescura de cada ingrediente no preparo deste prato.

Ingredientes:
- 250 g de filé de frango
- 3 shiitakes grandes desidratados
- 50 g de harusame
- 2 gemas de ovos extra-grandes
- 50 g de cebolinha cortada em pedaços de aproximadamente 5 cm
- 70 g de cebola em fatias finas
- 110 g de cenoura em palitos finos
- 70 g de pimentão verde em palitos finos
- 2 dentes de alho picados separadamente
- 2 sachês de adoçante
- 2 colheres (café) rasas de pimenta do reino moída
- molho de soja
- sal
- aji-no-moto
- óleo de gergelim torrado  
- óleo de canola

Modo de preparo:
- Deixe os shiitake de molho em água fria, sob refrigeração, por 2 horas. 
- Passado o tempo, corte-os em fatias finas. Reserve.
- Corte o filé de frango em tiras finas e coloque numa tigela. Acrescente o shiitake, 1 dente de alho picado, 1 sachê de adoçante, 1 colher (café) rasa de pimenta do reino moída, 1 colher (sopa) de molho de soja e 1 colher (chá) de óleo de gergelim. Misture tudo muito bem, cubra com filme plástico e mantenha sob refrigeração.
- Coloque as gemas de ovos num prato fundo, acrescente uma pitada de sal e bata com um garfo.
- Coloque um fio de óleo de canola numa frigideira anti-aderente e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, abaixe o fogo e coloque as gemas. Vá inclinando a frigideira, de modo que elas se espalhem e formem uma camada fina. Vire-a e desligue o fogo. Corte-a em tiras finas e reserve.
- Cozinhe o harusame em água fervente por 1 minuto. Escorra, passe na água fria e escorra novamente. Coloque numa bacia e com o auxílio de uma tesoura de cozinha, corte-o em várias partes para que fique mais manuseável e mais fácil de comer. Adicione 1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado e 1 colher (sopa) de molho de soja. Misture tudo muito bem com as mãos - isso evitará que os fios do harusame grudem um no outro.
- Coloque um fio de óleo de canola numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, acrescente a cebola, a cebolinha e uma pitada de sal e aji-no-moto. Salteie por cêrca de 2 minutos. Desligue o fogo e transfira para a bacia do harusame.
- Coloque um fio de óleo de canola numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, acrescente a cenoura e salteie por 30 segundos. Acrescente o pimentão e uma pitada de sal e aji-no-moto. Salteie por mais 2 minutos. Desligue o fogo e transfira para a bacia do harusame.
- Coloque dois fios de óleo de canola numa wok e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, acrescente a mistura de frango e shiitake e frite até a carne ficar dourada. Transfira para a bacia do harusame.
- Numa tigela coloque 1 dente de alho picado, 1 colher (sopa) de molho de soja, 1 sachê de adoçante, 1 colher (café) rasa de pimenta do reino moída e 1 colher (sopa) de óleo de gergelim. Misture tudo muito bem e regue sobre a bacia do harusame.
- Acrescente as gemas em tiras e polvilhe sementes de gergelim brancas a gosto. Misture tudo e transfira para um refratário e sirva.

Rende 3 porções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário